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sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Movimento "Eu Escolhi Esperar" espalha a excelente filosofia do se casar virgem!

Em sociedades mais conservadoras é muito comum notar que boa parte da população ainda hoje defende alguns ideais que consideram fundamentais, em especial quando se traz à tona temas, de certa forma, relacionados diretamente com os conceitos religiosos e sócioculturais. Um deles é a questão da virgindade. Tanto é que até pouco tempo atrás, muito se dizia que a mulher sempre deveria casar virgem para ser respeitada pelo marido. No entanto, com as mudanças comportamentais nas relações, atualmente já não se nota tanta exigência quanto a isso.

Apesar disso, ainda há quem levante a bandeira. A nova Miss Brasil 2014, por exemplo, a cearense Melissa Gurgel, de 24 anos, confessou recentemente em entrevistas que ainda é virgem. E revelou que só pretende fazer sexo após subir ao altar com o homem com quem pretende passar o resto de sua vida. Outro que fez esta opção e também levou a público o assunto foi o jogador Kaká. Quer mais um exemplo? O jogador David Luiz, durante a Copa do Mundo, no Brasil, se tornou uma espécie de símbolo não oficial da campanha "Eu Escolhi Esperar" (EEE), movimento que defende essa opção. 
Uma das adeptas é a secretária executiva Carla da Rocha Duarte, 27 anos, do Rio de Janeiro. Ela tomou uma decisão radical por entender que esta é a vontade de Deus e que um relacionamento duradouro não se baseia apenas no sexo. Sim, ela já teve sua primeira experiência sexual num relacionamento de cinco anos e decidiu que sexo, agora, só depois do casamento.
"Minhas amigas e minha família não entendiam porque escolhi esperar agora. Mas faz 5 anos que tomei esta decisão e posso dizer que foi a melhor escolha da minha vida", diz. Para Carla, casamento é uma das escolhas mais importantes da vida de uma pessoa e, quando um casal decide se unir, demonstra que há um sentimento maduro entre eles e o desejo de permanecerem juntos para sempre.
"Se entenderam tudo isso antes de ter uma experiência sexual, juntos, o sexo torna-se um complemento para a relação, uma experiência nova que os manterá ainda mais unidos", conta Carla. Para o músico Lincoln Borges, 28, de Cariacica, Espírito Santo, sexo após o casamento na verdade não é a definição mais correta. "Entendo que o sexo é o casamento, a palavra sexo é referência, união. Por isso a minha decisão de fazer o sexo com a minha esposa. Então, sexo apenas depois do casamento", ressalta.
Já os familiares do designer gráfico Emerson Santos Costa, 23 anos, acham a ideia meio cafona, mas respeitam sua escolha. "Amigos cristãos acham meio cafona, mas respeitam. Outros respeitam também e acham bacana. O preconceito vai existir sempre. É inevitável. Mas não me importo muito com o que as pessoas falam. Estou solteiro há dois anos e meio. Não que eu vá viver assim para sempre, mas hoje estou focado mais em investir no meu trabalho", conta Emerson, que mora na Bahia.
O designer conta, inclusive, que já tentou se envolver com alguém que não aceitava sua opção. "Conheci uma pessoa que achava isso errado. Eu trato o sexo, hoje, como algo que deve ser realizado com a pessoa certa e no momento certo, não com qualquer pessoa e em qualquer local. Neste caso, nos conhecemos, mas não tivemos nenhum envolvimento. Não teve porque... era uma questão de princípios. Eu a respeitei, ela me respeitou e continuamos amigos", revela.
Assim como Carla, Lincoln e Emerson há outros jovens que optam pela prática sexual apenas depois do casório. Mas Nelson Junior, 37, criador do "EEE", observa que as pessoas se enganam ao associar que essa campanha é focada apenas na virgindade. Segundo ele, que é casado há 16 anos com Angela Neto, 34, é mais que um movimento que defende a castidade.
"Tratamos a importância de se viver uma vida sexual e emocional de forma pura e saudável. A cada 10 jovens cristãos hoje, sete não são mais virgens e metade dos jovens cristãos tem uma vida sexual ativa. Isso porque a grande maioria não foi criada na igreja, se converteu quando jovem, ou seja, já vieram com um histórico sexual ativo. Mas perceberam que o prazer não pode estar acima dos princípios e valores, que tudo na vida tem limites e o sexo também", conta Nelson, que é formado em Teologia e trabalha com jovens há mais de 20 anos.
Nelson foi mais precoce do que Lincoln, Emerson e Carla em sua decisão: optou em esperar aos 11 anos. "Foi observando a vida de meus colegas de escola e a história de pessoas próximas que percebi como as suas aventuras amorosas proporcionavam frustrações. Não desejava repetir a mesma história. Foi quando decidi não ter pressa e saber esperar o tempo certo para viver minhas experiências sexuais e emocionais", completa.
Ele explica ainda que o movimento percorre o Brasil reunindo jovens simpatizantes desta escolha. "Mais de 200 mil pessoas já fizeram nossos cursos, já visitamos todas as capitais e realizamos mais de três mil palestras. Meu desejo é fortalecer, orientar e dar um apoio para os que esperam até o casamento para viver suas experiências sexuais. Friso que a campanha vai muito mais além da virgindade. Trabalhamos com preservação sexual e integridade emocional, encorajando as pessoas a buscarem relacionamentos saudáveis e duradouros", avalia Nelson.
Atualmente, 65% do público do EEE são de mulheres e a faixa etária que realiza doações, que segue a campanha nas redes sociais ou que frequenta os seminários é de 17 a 27 anos, o que representa 75% do público. "Os adolescentes representam 20% e os outros 5% são pessoas acima de 27 anos. E, pelo menos, 70% do nosso público não é mais virgem e/ou fez esta opção agora em suas vidas", revela Nelson. Ele ressalta ainda que o movimento não abrange apenas evangélicos, mas pessoas de outras religiões também.
Se interessou para saber mais detalhes sobre esse movimento? Confira as fotos clicando na fonte!
Fonte: MSN.

Caça-palavras Online do Prof.H sobre Imagens no formato GIF e Conceitos matemáticos

Imagem no formato GIF. Descubra muita matemática através desse tipo de figura!!
Uau! Você poderá arrastar seu mouse ou seu dedo para GRIFAR as palavras deste desafiador Caça-palavras do Prof.H e enviar suas respostas!! Que massa hein?? Mas, antes, aprenda um bocado de matemática através de figuras no formato GIF! O caça-palavras do prof. H é um passatempo que treina a sua habilidade de percepção, pois nele você deve encontrar palavras que estão escondidas no meio de várias letras. Então, use seu raciocínio cognitivo, sua atenção e paciência para detoná-lo! Clique AQUI para começarmos.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Cruzadinha Online do Prof.H sobre o Consumo consciente de energia!

Para preencher a Cruzadinha Online do prof.H, você terá uma vídeo-aula sobre o Consumo consciente de energia. Use seu raciocínio cognitivo, sua atenção, sua interpretação textual e audiovisual para respondê-la! Clique AQUI para começarmos.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Atividade Online: Engenharia Matemática e Sustentabilidade

Nesta atividade online, você terá uma vídeo-aula e um questionário. Use seu raciocínio cognitivo, sua atenção, sua interpretação textual e audiovisual para respondê-la! Clique AQUI para começarmos.

Atividade Online: Engenharia Matemática e História da Educação no Brasil

Nesta atividade online, você terá uma vídeo-aula e um questionário. Use seu raciocínio cognitivo, sua atenção, sua interpretação textual e audiovisual para respondê-la! Clique AQUI para começarmos.

Atividade Online: Engenharia Matemática e Capitalismo

Nesta atividade online, você terá uma vídeo-aula e um questionário. Use seu raciocínio cognitivo, sua atenção e sua interpretação textual e audiovisual para respondê-la! Clique AQUI para começarmos.

Animação: O homem capitalista (#vídeo)


A despeito do folclore evolucionista na introdução do vídeo, é uma excelente animação para reflexão e mudança no estilo de vida.

sábado, 25 de outubro de 2014

O Projeto Cognição Humana e o futuro do treinamento da Lumosity

Os neurocientistas da Lumosity estão sempre tentando entender mais sobre o treinamento cerebral e as habilidades cognitivas dos seres humanos. Para agilizar esses esforços, criamos o Projeto Cognição Humana, uma colaboração entre os cientistas da Lumosity e pesquisadores de mais de 30 universidades do mundo todo. Os colaboradores do HCP são cientistas acadêmicos, pesquisadores, médicos e educadores. Após a análise de propostas de pesquisa, a equipe de ciências da Lumosity pode conceder aos candidatos acesso gratuito às ferramentas da Lumosity e, em alguns casos, acesso limitado para a seleção de partes anônimas do banco de dados de desempenho de jogos cognitivos da Lumosity. Em seguida, os colaboradores podem usar esses recursos em experimentos desenvolvidos por eles próprios. 

Essa abordagem de "ciência aberta" contribuiu para a ampla gama de tópicos representados em colaborações contínuas do HCP: Maurice Finn, um psicólogo clínico residente na Austrália, usa a Lumosity para realizar intervenções em pacientes idosos com comprometimento cognitivo leve (Finn et al., 2012); Shelli Kesler, professor na Universidade Stanford, combina o treinamento Lumosity com técnicas de ressonância magnética para investigar intervenções em pessoas com quimioneblina (Kesler et al., 2003); e Patrick O’Conner da Universidade da Geórgia analisa dados de jogos para entender como as atividades físicas podem afetar o desempenho na Lumosity.

O HCP é, em muitos aspectos, o maior valor de pesquisa da Lumosity, pois permite que seus cientistas associados aprendam com a experiência coletiva de várias mentes. E quanto mais aprendemos, esperamos melhorar ainda mais o treinamento Lumosity. O campo de treinamento cognitivo é uma área relativamente nova, o que o torna um lugar revigorante e animado para realizar pesquisas que expandem as fronteiras do conhecimento.


Fonte: Lumosity.

Do laboratório para o laptop: as raízes do Projeto Cognição Humana

Pesquisas descobriram que certos tipos de atividades podem afetar o cérebro mais do que outras (Mechelli et al., 2004; Gaser and Schlaug, 2003; Draganski et al., 2006). Acredita-se que, à medida que uma atividade é repetida, o cérebro tende a usar o mesmo conjunto de caminhos neurais existentes. Para continuar a mudar, o cérebro precisa ser exposto a experiências novas e adaptativas que o desafiem a trabalhar de novas maneiras. Partindo dessa ideia, a Lumosity é projetada para dar a cada pessoa um conjunto de exercícios que desafiem suas habilidades cognitivas.

Os "jogos" da Lumosity são baseados em uma combinação de tarefas neuropsicológicas e cognitivas comuns, muitas das quais têm sido usadas em pesquisas há décadas, e novas tarefas projetadas por uma equipe científica interna. Trabalhando com designers de jogos experientes, os neurocientistas da Lumosity transformaram essas tarefas em mais de 20 jogos desafiadores e adaptativos.

O programa de treinamento baseado em jogos da Lumosity é projetado para expor seu cérebro a desafios cada vez maiores, adaptando a dificuldade do jogo ao seu nível de habilidade individual. À medida que sua pontuação aumenta, você também pode encontrar novos jogos. Modelada a partir do conceito de uma personal trainer de academia, a Lumosity estimula você a trabalhar no limite da sua capacidade e manter o desafio.

Fonte: Lumosity.

Neuroplasticidade: como o cérebro é capaz de mudar

Historicamente, os cientistas sempre acreditavam que, quando uma pessoa atingia sua idade adulta, suas habilidades cognitivas ficavam imutáveis. Porém, desde o início do século XX, essa teoria tem sido contestada a partir de evidências que sugerem que as habilidades do cérebro são, na verdade, maleáveis e plásticas. De acordo com esse princípio da neuroplasticidade, o cérebro muda constantemente em resposta a diversas experiências. Novos comportamentos, novos aprendizados e até mesmo mudanças ambientais ou ferimentos físicos podem estimular o cérebro a criar novos caminhos neurais ou reorganizar os existentes, fundamentalmente alterando como as informações são processadas:

Mapeamento de mudanças nos cérebros de motoristas de táxi Um dos exemplos mais dramáticos da neuroplasticidade em funcionamento vem de um estudo de 2.000 ressonâncias cerebrais em motoristas de táxi de Londres (Maguire et al., 2000). Para obterem uma licença, os motoristas de táxi de Londres geralmente levam dois anos para aprender a navegar pelas ruas tortuosas da cidade. Que tipo de marca, imaginaram os pesquisadores do estudo, esse período longo e rigoroso de treinamento deixaria nos cérebros dos motoristas de táxi? Sob o escrutínio de ressonâncias fMRI, foi revelado que 16 homens motoristas de táxi tinham hipocampos maiores do que um grupo controle de 50 homens saudáveis. E quanto mais tempo eles passavam como motoristas de táxi, maiores tendiam a ser seus hipocampos. Como uma área do cérebro envolvida com memória e navegação, o hipocampo parecia ter mudado em resposta às experiências dos motoristas de táxi. A maioria das ocorrências de mudanças baseadas na neuroplasticidade no cérebro são muito mais sutis, Mas, em décadas recentes, são casos como esse dos motoristas de táxi de Londres que têm inspirado os membros da comunidade científica a buscar a próxima etapa lógica da pesquisa: em vez de aguardar passivamente para ver como o cérebro pode responder às circunstâncias, seria possível direcionar essa capacidade de mudança, visando os aperfeiçoamentos em habilidades específicas?

A ciência do treinamento cognitivo A ciência do treinamento cognitivo procura responder a essa questão. Só em 2013, 30 estudos de treinamento cognitivo foram registrados no banco de dados do governo ClinicalTrials.gov. Os cientistas da Lumosity, com a ajuda de colaboradores externos, contribuem para esse esforço de pesquisa: até agora, 7 estudos avaliados por especialistas foram publicados usando a Lumosity como ferramenta de treinamento cognitivo para diversas populações, inclusive adultos saudáveis, sobreviventes de câncer, pessoas idosas e crianças com alguma desordem genética.

Fonte: Lumosity.

EUA e catolicismo - uma relação cada vez mais entranhada! Estado e Igreja voltarão a estar ligados como na Idade Média? (#EntendaAálgebraDoApocalipse)


Marvin Moore, Apocalipse 13: leis dominicais, boicotes econômicos, decretos de morte, perseguição religiosa - isso poderia realmente acontecer? (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2013), p. 179-180.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Aécio Neves NÃO investiu na EDUCAÇÃO de Minas Gerais como deveria!

A ideia de uma gestão pública que seja eficiente e que cuida dos seus cidadãos é o que todos almejamos. Foi isso, entre tantas bandeiras, cartazes e palavras de ordem, que as manifestações de junho de 2013 pediram: que o Estado se materialize na vida das pessoas com políticas públicas e serviços de qualidade.
Ouvindo o discurso do candidato à presidência da República Aécio Neves, parece ser ele o que representaria essa eficiência de gestão e o cuidado com as pessoas. Mas a boa política se faz com o que se pratica, não com peças publicitárias. Então, é necessário discutirmos se o que o Aécio fez em Minas serve para o país.
Quando foi eleito governador, Aécio, imediatamente, pediu à Assembleia Legislativa autorização para fazer leis delegadas (que não precisam ser aprovadas pelos deputados estaduais). Durante o seu mandato foram 110 leis delegadas. O seu antecessor, Itamar Franco, assinou em todo o mandato oito leis delegadas. Mas o que isso tem a ver com o cidadão comum?
As mudanças na estrutura do Estado e seus impactos não foram discutidos com ninguém. E a forma de gestão vai definir quais são suas prioridades. Serve para o Brasil um Presidente que tem como estilo governar sem o Congresso Nacional?
Ao assumir, ele promoveu o choque de gestão, com a ideia de que o Estado deveria gastar menos com a máquina administrativa e mais com as pessoas, e que o Estado equilibraria suas contas. Após 12 anos, o saldo é extremamente negativo. O Estado não cuidou das pessoas, temos problemas estruturais nas áreas de saúde, educação e segurança pública, não temos políticas que cuidam da nossa juventude, que combatam a violência, as drogas e que promovam a educação e o ingresso no mercado de trabalho. Os programas do governo mineiro têm duas características: são programas de vitrine que não atingem a maioria dos municípios, ou são programas do governo federal que, aqui em Minas, mudam de nome.
Somos o segundo estado mais endividado do país e, ao longo dos anos, a política de novos empréstimos comprometeu para 2015 a capacidade de investimento do Estado. O choque de gestão não trouxe mais eficiência ao governo. Ao contrário, cuidou pouco das pessoas e endividou o Estado.
E o que dizer de um governante que, usando a máquina e o dinheiro do Estado, construiu uma hegemonia que beira ao estado de exceção? Aqui em Minas, a maioria dos deputados estaduais, do Tribunal de Contas, dos donos dos meios de comunicação, do Ministério Público Estadual não atua de modo autônomo em relação ao governo do Estado, mas têm uma relação de subserviência. É isso que queremos para o Brasil?
As áreas de saúde, educação e segurança pública não tiveram, nos últimos 12 anos, os investimentos e políticas necessárias para o bom atendimento à população. O governo do PSDB deixou de investir mais de R$ 8 bilhões em saúde e outros R$ 8 bilhões em educação. Isso porque não cumpriu a Constituição Federal, que estabelece o mínimo de investimento de 12% de impostos em saúde e 25% em educação. Em 2003, Aécio investiu 22,84% em educação, em 2004 investiu 21,69%, em 2005 investiu 21,34%, em 2006 investiu 18,66%, em 2007 investiu 18,73%, em 2008 investiu 20,97%, em 2009 investiu 20,28% e em 2010 investiu 19,97%.
Os números de Minas Gerais, disponíveis no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado, são diferentes da fala do candidato: 45,6% dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental têm nível recomendável de desempenho em língua portuguesa; 60% dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental têm nível recomendável de desempenho em matemática; 34% dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental têm nível recomendável de desempenho em língua portuguesa; 23,2% dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental têm nível recomendável de desempenho em matemática; a escolaridade média da população mineira com 25 anos ou mais é de 7 anos.
O projeto Escola de Tempo Integral beneficiou 105 mil alunos num universo de 2.238.620. Em 2010, faltavam 1.011.735 de vagas no Ensino Médio. Temos uma das contas de luz mais caras do país. Pagamos de ICMS 43% do valor que consumimos. E 100% do lucro vão para os acionistas da Cemig e não para a melhoria dos serviços prestados à população. Temos problemas com a manutenção da rede de distribuição de energia, foi constatado pelo Ministério Público do Trabalho, trabalho escravo a serviço da Cemig e a cada 45 dias morre um trabalhador a serviço da empresa.
Em Minas foi construído o primeiro presídio de parceria público-privada. E o Estado repassa, à iniciativa privada, valor mensal por preso mais do que paga a um professor.
E quando vejo o candidato posar para fotos ao lado de centrais sindicais e sindicalistas de direita, afirmando que quer conversar com trabalhador, me pergunto de onde este candidato veio, porque em Minas, não conversou conosco. As greves dos servidores públicos são frequentes e longas, com raros momentos de diálogos. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, que representa mais de 400 mil educadores, nunca foi recebido pelo candidato enquanto era governador. Somos o único estado do Sudeste que não tem salário mínimo regional.
Não tenho dúvidas de que quem quer eficiência de gestão e um governo que cuida das pessoas, não vota em Aécio Neves. O que Aécio fez em Minas não serve para o Brasil.
Beatriz Cerqueira
Professora, Coordenadora-geral do Sind-UTE MG e presidenta da CUT Minas.

sábado, 18 de outubro de 2014

Caminhos... (#HistóriasPraMudarSuaHistória)

Tradução livre: O Caminho de Jesus -- Organização de Estudantes Cristãos.
Sou* um cristão da quarta geração aqui na República Checa, o segundo país mais ateu da Europa. Ir à igreja fazia parte da minha vida como fazer compras no supermercado e comer. Eu gostava de ir à igreja, porque eu tinha amigos lá, mas eu não tinha um relacionamento com Deus. Eu tinha desenvolvido um quadro bastante distorcido de Deus. Muitos outros jovens viviam assim também e muitos deles deixaram de ir à igreja quando ingressavam na universidade.
Os líderes cristãos oraram por uma forma de alcançar as pessoas em idade universitária. Deus respondeu suas orações com o "INRI Road", que significa o caminho de Jesus. É um programa voltado principalmente para estudantes universitários.
Quando comecei meus estudos universitários, um jovem pastor me convidou para participar de INRI RoadÉ diferente de tudo o que já vi! As reuniões ocorrem geralmente à noite e com muitas oportunidades de se relacionar com os outros estudantes. O programa inclui estudos bíblicos, é claro, mas também há a possibilidade de se participar de grupos de conversação, equipes esportivas, e outras atividades. Eu continuei indo porque eu gostei dos relacionamentos.
Mark, fundador do INRI Road e líder do grupo na cidade onde eu estou estudando, me perguntou se eu gostaria de participar da equipe de planejamento do INRI RoadEu concordei. Fomos encorajados a experimentar nossas idéias sobre divulgação para ver se elas vão funcionar! 
Temos um monte de pequenos grupos que compõem o INRI Road.
Por exemplo, uma moça cristã que estuda medicina convidou outra garota cristã para orarem juntas ao lado das estantes da biblioteca. Outros se juntaram a elas, e o grupo cresceu! Eles queriam um lugar para conhecer, então o INRI Road convidou-os a participar. Isso é típico da forma como o INRI Road está crescendo. Muitos membros não são cristão, mas são amigos!
Eu participo de dois grupos de estudos da Bíblia e o estudo aprofundado que fazemos abriu a Palavra de Deus de maneiras novas e surpreendentes para mim! Eu vejo o quanto Deus tem me conduzido em minha caminhada com Ele! Estou aprendendo a confiar em Deus em tudo. Ele está me dando oportunidades para agir quanto as lições que me ensinou, para eu compartilhar o que aprendi com os outros.
Quero passar o que estou aprendendo sobre Deus e sobre a vida para outros. Eu quero ajudar os outros a enxergarem que suas vidas são um dom de Deus, um presente que é nossa responsabilidade dar aos outros. Essa percepção mudou a minha vida!
*Jan Justra está estudando farmacologia e teologia em Brno, República Checa.

Tradução (e alterações a partir do original) por Hendrickson Rogers.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Os meses do ano na Bíblia

Meses
Nomes
Textos bíblicos
1°)
Abibe ou Nisã
Êx 13.4 e Et 3.7
2°)
Zive
I Rs 6.1
3°)
Sivã
Et 8.9
4°)
?
Zc 8.19
5°)
?
Zc 7.3 e 8.19
6°)
?
I Cr 27.9 e Lc 1.26
7°)
Etanim
I Rs 8.2
8°)
Bul
I Rs 6.38
9°)
Quisleu
Ed 10.9 e Zc 7.1
10°)
Tebete ou Tamuz
Et 2.16 e Ez 8.14
11°)
Sebate
Zc 1.7
12°)
Adar
Et 3.7

Por Hendrickson Rogers.

Os reis de Israel (e a rainha Atalia)




ISRAEL/ISRAEL DO SUL/JUDÁ
ISRAEL DO NORTE




                              Deus




                              Saul


aos  30 anos
pai do sucessor (P)
                              Davi


?
(P)
                               Salomão (mãe: Bate-Seba)


41
(P)
Roboão
Jeroboão
(P)

?
(P)
Abias (mãe: Micaía ou Maaca?)
Nadabe


?
(P)
Asa (≈41 anos de reinado)
Baasa
(P)

?
(P)
Josafá
Elá


32
(P)
Jeorão (esposo de Atalia, filha de Acabe)
Zinri


22
(P)
Acazias
Onri x Tibni


?

Atalia
Onri
(P)

7
(P)
Joás (mãe: Zibia)
Acabe
(P)

25
(P)
Amazias (mãe: Jeodã)
Acazias


16
(P)
Uzias ou Azarias (mãe: Jecolias e 52 anos de reinado)
Jorão


25
(P)
Jotão (mãe: Jerusa)
Jeú
(P)

20
(P)
Acaz
Jeoacaz
(P)

25
(P)
Ezequias (mãe: Abi/Abia)
Jeoás
(P)

12
(P)
Manassés (mãe: Hefzibá e 55 anos de reinado!)
Jeroboão II
(P)

22
(P)
Amom (mãe:Mesulemete)
Zacarias (6 meses de reinado)


8
(P)
Josias (mãe: Jedida)
Salum


23

Jeoacaz (mãe: Hamutal e 3 meses de reinado)
Menaém
(P)

25
(P)
Eliaquim/Jeoaquim (mãe: Zebida)
Pecaías


18

Joaquim/Jeconias/Conias (mãe: Neusta e 3 meses e 10 dias de reinado)
Peca


21

Matanias/Zedequias
Oséias


                              19 reis e “uma” rainha
     20 reis


 Por Hendrickson Rogers.