1. O que diz EGW. sobre a
perversão e o emprego correto da música?
“A música, muitas vezes, é pervertida para servir a fins maus, e assim
se torna um dos poderes mais sedutores para a tentação. Corretamente empregada, porém, é um dom
precioso de Deus, destinado a erguer os pensamentos a coisas altas e nobres, a
inspirar e elevar a alma.” (Ed. p. 166)
2. Mencione 5 dos poderes que a
música possui.
“Poder para: (1) subjugar as naturezas rudes e incultas; poder para (2)
suscitar pensamentos e (3) despertar simpatia, para (4) promover a harmonia de
ação e (5) banir a tristeza e os maus pensamentos, os quais destroem o ânimo e
debilitam o esforço.” (Ed. p. 167)
3. Que tipo de música deve ser
cantado no lar?
“Que haja cântico no lar, de hinos que sejam suaves e puros, e haverá
menos palavras de censura e mais de animação, esperança e alegria.”(Ed., p.
167)
4. Que relação existe entre o
canto e a oração como partes do culto?
“Como parte do culto, o canto é um ato de adoração tanto quanto a
oração.” (Ed., p. 167)
5. Em que aspecto é a música o
mais eficiente dos meios?
“O canto é um dos meios mais eficientes para impressionar o coração com
verdades espirituais.” (R.H., 6 de Junho de 1912)
6. O que é capaz de fazer o
cântico quando glorifica a Deus?
“Vi que o cântico que glorifica a Deus afasta, com freqüência, o inimigo e que louvar o Senhor o derrotaria
e nos daria a vitória.” (Carta 5, 1850)
7. Como Jesus usava a música?
(1) Para livrar-Se da
tentação. (Ev. 498)
(2) Para saudar a luz
matinal.
(3) Para alegrar Suas
horas de labor.
(4) Para levar alegria
celeste ao cansado e ao abatido. (CBV., p. 52)
(5) Para expressar o
contentamento que Lhe ia no coração.
(6) Para Louvar e dar
graças a Deus.
(7) Para manter
comunhão com o Céu.
(8) Para animar os
companheiros que se queixavam da fadiga do trabalho.
(9) Para banir os
anjos maus.
“Dir-se-ia que Seu louvor bania os anjos maus e, como incenso, enchia
de fragrância o lugar em que Se achava. O espírito dos ouvintes era afastado de
seu terreno exílio, para o lar celestial.” (DTN., p. 73)
8. Porque que os israelitas
repetiam o cântico junto ao mar durante suas viagens?
Para animar os
corações e acender a fé dos viajantes peregrinos.”Assim, elevavam-se seus pensamentos acima das provações e dificuldades
do caminho; abrandava-se, acalmava-se aquele espírito inquieto e turbulento;
implantavam-se os princípios da verdade na memória; e fortalecia-se a fé. A
ação combinada ensinava ordem e unidade, e o povo era levado a um contato mais
íntimo com Deus e com outros.” (Ed., p. 39)
9. Analise o contraste que há
entre o antigo costume e os usos a que muitas vezes é a música hoje dedicada?
“Fazia-se com que a música servisse a um santo propósito, a fim de
erguer os pensamentos àquilo que é puro, nobre e edificante, e despertar na
alma devoção e gratidão para com Deus. Que contraste entre o antigo costume, e
os usos a que muitas vezes é a música hoje dedicada! Quantos empregam esse dom
para exaltar o”eu", em vez de usá-lo para glorificar a Deus!” (PP.
12ª ed., de 1991, p. 637)
10. O que leva os incautos a se
unirem com os amantes do mundo?
“O amor pela música leva os incautos a unir-se com os amantes do mundo
nas reuniões de diversões aonde Deus proibiu a seus filhos irem.” (Ibid.)
11. Para que Satanás emprega a
música?
Para distrair a mente
do dever e da contemplação das coisas eternas.”Assim aquilo que é uma grande bênção quando devidamente usado, torna-se
um dos mais bem sucedidos fatores pelos
quais Satanás distrai a mente, do dever e da contemplação das coisas eternas.” (Ibid.)
12. Qual deve ser nosso esforço
no que diz respeito a nossos cânticos de louvor?
“... Devemos esforçar-nos, em nossos cânticos de louvor, por nos
aproximar tanto quanto possível da harmonia dos coros celestiais.” (Ibid.)
13. O que ocorre quando cantamos com o espírito e
a compreensão?
“Quando seres humanos cantam com o Espírito e a compreensão, músicos
celestes apreendem os acordes e unem-se no cântico de louvor.” (Testimonies,
Vol. 9, pp. 143.)
14. Com que intenção deve-se gastar tempo no
cultivo da voz?
“Aquele que nos tem concedido todos os dons que nos capacitam a ser
coobreiros com Deus, espera que Seus servos cultivem suas vozes, a fim de que
possam falar e cantar de modo que todos compreendam. Não é necessário um
cântico ruidoso, mas entoação clara, pronúncia correta e expressão vocal
distinta. Que haja tempo para o cultivo
da voz de modo que o louvor a Deus possa ser entoado em tons claros e suaves,
não com aspereza e estridência que
ofendem o ouvido.” (Ibid.)
15. Por que é difícil disciplinar os cantores e
mantê-los em forma ordeira?
“Mas às vezes é mais difícil disciplinar os cantores e mantê-los em
forma ordeira, do que desenvolver hábitos de oração e exortação. Muitos querem
fazer as coisas à sua maneira. Não concordam com deliberações, e são
impacientes sob a liderança de alguém. No serviço de Deus se requerem planos
bem amadurecidos. O bom senso é coisa excelente no culto do Senhor.” (EV.,
p. 505)
16. O que não é música? Quais
as duas características do bom cântico?
“Pensam alguns que, quanto mais alto cantarem, tanto mais
música fazem; barulho, porém, não é música. O bom canto é como a melodia dos
pássaros - dominado e melodioso.” (EV., p. 510)
17. Qual seria a característica
de solos inadequados?
“Tenho ouvido em algumas de nossas igrejas solos que eram
de todo inadequados ao culto da casa do Senhor. As notas longamente puxadas e
os sons peculiares, comuns no canto de óperas, não agradam aos anjos.” (Ibid.)
18. Que tipo de cânticos os anjos unem-se a nós em cantar?
“Eles (os anjos - pois esta nota é continuação da anterior)se deleitam em ouvir os simples cantos de
louvor entoados em tom natural. Os cânticos em que cada palavra é pronunciada claramente,
em tom harmonioso, eis os que eles se unem a nós em cantar. Eles tomam o
estribilho entoado de coração com o Espírito e o entendimento.” (EV.,
pp. 510 e 511)
19. Que tipo de cântico é
preferível para os serviços de adoração a Deus?
O Canto congregacional.”Nem sempre poucos devem tomar parte no
serviço de canto. Tanto quanto possível que toda a congregação se una em
louvor.” (Testimonies, vol. 9, p. 144).”O
canto não deve ser feito apenas por uns poucos. Todos os presentes devem ser
estimulados a tomar parte no serviço de canto.” (EV., p. 507)
20. Que critérios devem ser usados na escolha do
canto para o culto divino?`
(1) Devemos nos esforçar para aproximar-nos o
mais possível da harmonia dos coros celestiais.
(2) Usar vozes educadas.
(3) Escolher hinos com música apropriada para a
ocasião.
(4) Melodias alegres, mas solenes.
(5) Voz modulada, suavizada e dominada.
“A música forma uma parte do culto de Deus nas cortes do alto. Devemos
esforçar-nos em nossos cânticos de louvor, por aproximar-nos o mais possível da
harmonia dos coros celeste. Tenho ficado muitas vezes penalizada ao ouvir vozes
não educadas, elevadas ao máximo diapasão, guinchando positivamente as palavras
sagradas de algum hino de louvor. Quão impróprias essas vozes agudas,
estridentes, para o solene e jubiloso culto de Deus! Desejo tapar os ouvidos,
ou fugir do lugar, e regozijo-me ao findar o penoso exercício. Os que fazem do
canto uma parte do culto divino, devem escolher hinos com musica apropriada
para a ocasião, não notas de funeral, porém melodias alegres, e todavia
solenes. A voz pode e deve ser modulada, suavizada e dominada.” (EV., pp. 507 e 508)
21. Do que Deus não se agrada
(em termos de música)?
“Vi que todos devem cantar com o espírito e com o entendimento também.
Deus não se agrada de algaravia e desarmonia (dissonância) . O
correto é sempre mais grato que o errado.” (Testimonies, Vol. 1, p. 146
; TS. Vol. 1, p. 45)
22. Quais os resultados quando o povo de Deus
aproxima-se do canto correto, harmonioso?
Deus é glorificado, a
igreja beneficiada e os incrédulos favoravelmente impressionados.
“E quanto mais perto o povo de Deus puder aproximar-se do canto
correto, harmonioso, tanto mais é Ele glorificado, a igreja beneficiada, e os
incrédulos favoravelmente impressionados.” (Ibid.)
23. Como eram as músicas
executadas na reunião campal de Indiana em 1900 segundo relatado por
Testemunhas oculares?
(1) Acompanhadas por
instrumentos musicais tais como: órgão, contrabaixo, rabecas, flautas, tamborins,
cornetas e um grande surdo.
(2) Muito altas a ponto de não se poder ouvir a
voz da congregação ao cantarem.
(3) São musicas dançantes com letra sagrada.
(4) Não usavam o hinário que os Adventistas da
época usavam.
(5) Eram ritmadas.
24. Como seriam as músicas imediatamente antes da
terminação da Graça? Por que seria assim?
Com gritos, tambores e
dança. Porque os sentidos dos seres racionais ficarão confundidos.
“As coisas que descrevestes como tendo lugar em Indiana o Senhor
revelou-me que haviam de ter lugar imediatamente antes da terminação da graça.
Demonstrar-se-á tudo quanto é estranho. Haverá gritos com tambores, música e
dança. Os sentidos dos seres racionais ficarão tão confundidos que não se pode
confiar neles quanto a decisões retas.” (ME. Vol. 2, p. 36)
25. A quem haveriam de atribuir o tipo de música
que ocorria antes da terminação da Graça?
“E isto será chamado operação do Espírito Santo.” (Ibid.)
26. Por que métodos o Espírito Santo nunca se
revela?
“O Espírito Santo nunca se revela por tais métodos, em tal balbúrdia de
ruído.” (Ibid.)
27. Com que intenção Satanás criaria tal tipo
de música?
“Isto é uma invenção de Satanás para encobrir seus engenhosos métodos
para anular o efeito da pura, sincera, elevadora, enobrecedora e santificante
verdade para este tempo.” (Ibid.)
28. O que seria melhor do que
usar o tipo de música usada na campal de 1900?
“É melhor nunca ter o culto do Senhor misturado com música do que usar
instrumentos músicos para fazer a obra que, foi-me apresentado em Janeiro
último, seria introduzida em nossas reuniões campais. A verdade para este tempo
não necessita nada dessa espécie em sua obra de converter almas. Uma balbúrdia de barulho choca os sentidos e
perverte aquilo que, se devidamente dirigido, seria uma bênção.” (Ibid.)
29. O que Satanás fará da
música?
“Essas coisas que aconteceram no passado hão de acorrer no futuro.
Satanás fará da música um laço pela maneira por que é dirigia.” (ME. Vol. 2.
p. 38)
30. Como não sermos enganados pelos ardis de
Satanás?
Lendo, estudando e
dando ouvidos à Palavra de Deus e aos Testemunhos do Espírito de Profecia.
“Deus convida Seu povo, que tem a luz diante de si na Palavra e nos
Testemunhos, a ler e considerar, e dar ouvidos. Instruções claras e definidas
tem sido dadas a fim de todos entenderem.” (Ibid.)
31. Que tipo de música não se ouviam nas Escolas
dos Profetas?
Valsas frívolas ou
canções petulantes.
“A arte da melodia sagrada era diligentemente cultivada. (na Escola
dos Profetas) Não se ouviam valsas
frívolas ou canções petulantes que elogiassem o homem e desviassem de Deus a
atenção; ouviam-se, porém, sagrados e solenes salmos de louvor ao Criador, que
engrandeciam Seu nome e relatavam Suas obras maravilhosas.” (FEC.p. 97)
32. Que tipo de música, e o que havia na
espécie de social descrita em CPPE. na p. 306?
“Tem havido em____________uma espécie de reuniões sociais
inteiramente diversas em seu caráter, reuniões de prazer, que tem sido um
opróbrio às nossas instituições e à igreja. Essas reuniões estimulam o orgulho
do vestuário, orgulho da aparência, a satisfação do próprio eu, a hilaridade e
frivolidade. Satanás é recebido como hóspede de honra e toma posse dos que
promovem essas reuniões.
A visão de que um desses grupos me foi apresentada - grupo em que se achavam reunidas pessoas que
professavam crer na verdade. Uma delas achava-se a um instrumento de música, e
cantava canções que faziam chorar os anjos da guarda; Havia ruidosa alegria,
havia riso vulgar, abundância de entusiasmo e uma espécie de inspiração; mas a
alegria era daquela espécie que unicamente Satanás é capaz de produzir.” (CPPE. p. 306)
33. Que tipo de música se adequam ao gosto dos
jovens?
“Foi-me mostrado que a juventude deve assumir um padrão
elevado e fazer da Palavra de Deus seu conselheiro e sua guia. Solenes
responsabilidades repousam sobre os jovens, às quais consideram levianamente. A
apresentação de música em seus lares em vez de conduzir à santidade e
espiritualidade tem sido um meio para afastar as mentes da verdade. Canções
frívolas e música popular do dia parecem adequadas ao seu gosto. Os
instrumentos de música tem tomado o tempo que deveria ser devotado à oração.” (Testimonies, vol. 1, pp. 496 e 497)
34. Descreva a atitude dos anjos diante de um
grupo de cristãos que cantam músicas e canções frívolas?
“As coisas eternas tem pouco peso para a juventude. Anjos de Deus
choram quando registram palavras e atos de professos cristãos. Adejam anjos em
torno de uma habitação além. Jovens estão ali reunidos; ouvem-se sons de música
em canto e instrumentos. Cristãos acham-se reunidos nessa casa; mas que é que
ouvis? Um cântico, uma frívola canção,
própria para um salão de baile. Vede, os puros anjos recolhem para si a luz, e
os que se acham naquela habitação são envolvidos pelas trevas. Os anjos
afastam-se da cena. Tem a tristeza no semblante. Vede como choram! Isto vi eu
repetidas vezes pelas fileiras dos observadores do sábado, e especialmente em
_____________.”
(Testimonies vol. 1, p. 506)
35. O que é música para muitos professos
observadores do sábado?
“A música é o ídolo adorado por muitos professos cristãos observadores
do Sábado. Satanás não faz objeções à música, uma vez que a possa tornar um
caminho de acesso à mente dos jovens.” (Ibid.)
36. Que tipo de música não se harmoniza com o
gosto de jovens cristãos professos?
“Jovens reúnem-se para cantar e, se bem que cristãos professos,
desonram freqüentemente a Deus e sua fé por frívolas conversas e a escolha que
fazem da música. A música sagrada não está em harmonia com seus gostos. Minha
atenção foi dirigida aos positivos ensinos da Palavra de Deus, que haviam sido
passados por alto. No juízo todas essas palavras da Inspiração hão de condenar
os que não lhes deram ouvidos.” (Ibid.)
37. O que produz as diversões teatrais?
“Entre os mais perigosos lugares
de diversões, acha-se o teatro. Em vez de ser uma escola de moralidade e
virtude, como muitas vezes se pretende, é um verdadeiro foco de imoralidade.
Hábitos viciosos e propensões pecaminosas são fortalecidos e confirmados por
esses entretenimentos. Canções baixas, expressões e atitudes licenciosos
depravam a imaginação e rebaixam a
moralidade. Todo jovem que costuma assistir a essa exibições se corromperá em seus princípios. Não há em
nosso país influência mais poderosa para envenenar a imaginação, destruir as
impressões religiosas e tirar o gosto pelos prazeres tranqüilos e as realidades
sóbrias da vida, que as diversões teatrais. O amor a essas cenas aumenta a cada
condescendência, assim como o desejo de bebidas intoxicantes se fortalece com
seu uso.” (CPPE., p. 302)
38. Como Balão conseguiu trazer o desagrado de
Deus sobre os Israelitas?
“...Aconselhou Balaque a proclamar uma festa idólatra em honra a seus
deuses, e persuadiria os israelitas a assistirem-na de modo que se deleitassem
com a música, e então, as mais belas mulheres midianitas seduziriam os
israelitas levando-os a transgredir a lei de Deus e a se corromperem e também
influenciariam a sacrificar aos ídolos. Este conselho satânico foi muito bem
sucedido.” (Espiritual Gifts, vol. 4, p. 49)
“Iludidos pela música e dança, e seduzidos pela beleza das vestais
gentílicas, romperam sua fidelidade com Jeová.” (PP., p. 479)
39. EGW. Fala de música secular aceitável cantada
pelos músicos do navio onde se encontrava. Que características possuíam?
“Por cerca de uma hora a neblina não se dissipava e o sol não conseguia
penetrá-la. Os músicos (no navio), que
deviam desembarcar naquele local, entretinham os impacientes passageiros com
música bem apresentada e bem selecionada. Ela não feria os sentidos como na
noite anterior, mas era suave e realmente gratificante aos sentidos porque era
harmoniosa.” (Carta 6b, pp. 2 e 3 . Escrita ao desembarcar na Nova Zelândia
em Fevereiro de 1893)
40. A formação musical do irmão ”S” se adequava
mais a quê?
“O irmão S possui bom conhecimento musical, mas sua formação em música
foi do tipo a adequar-se mais ao palco do que ao solene culto de Deus.” (Manuscrito
5, 1874)
41. Qual a opinião de EGW, sobre os movimentos
corporais na música para o serviço religioso?
“Movimentos corporais são de pouco proveito. Tudo o que está ligado, de
alguma forma, com o serviço religioso deve ser digno, solene e
impressivo....Pode-se dizer o mesmo do canto. Assumis atitudes não dignas.
Podes todo o volume e potência de voz que podeis. Abafais os acordes mais
suaves e as notas de vozes mais harmoniosas que a vossa. Esse movimento
corporal e a voz alta e estridente não faz harmonia àquele que ouvem na terra e
aos que ouvem no Céu.” (Ibid.)
42. Do que Deus não se agrada em Ministros que
professam ser representantes de culto? Por quê?
“Deus não se agrada quando ministros que professam ser representantes
de Cristo, representam-No tão mal como se fossem arremessar o corpo em atitudes
de representação, gesticulando de modo indigno e vulgar, apresentando
movimentos grosseiros e reles. Tudo isso diverte e despertará a curiosidade
daqueles que desejam ver coisas estranhas, empolgantes e bizarras, mas não
elevará a mente e o coração daqueles que as testemunham.” (Ibid.)
43. O que não apresenta o coro dos anjos? Por
quê?
“O coro dos anjos não apresenta notas estridentes e gesticulações. Seu
canto não irrita o ouvido. É suave e melodioso e flui sem o esforço que eu
tenho presenciado. Não é forçado e estridente exigindo exercícios físicos.” (Ibid.)
44. Quando há movimentos grosseiros durante o
canto o que ocorre com alguns?
“Alguns não conseguem reprimir pensamentos não sagrados e sentimentos
de leviandade ao ver os movimentos grosseiros durante o canto.” (Ibid.)
45. A exibição e contorções do corpo, a aparência
desagradável da melodia forçada pareciam tão fora de lugar para onde? O que
produziam?
“A exibição e contorções do corpo, a aparência desagradável da melodia
forçada pareciam tão fora de lugar para a casa de Deus, tão cômicas, que as solenes impressões
produzidas nas mentes foram removidas. Os pensamentos daqueles que creem na
verdade não permanecem tão elevados como antes do canto.” (Ibid.)
46. Por que foi muito difícil tratar com o
irmão”S”?
“Tem sido muito difícil lidar com o caso do irmão S.. Ele tem se
portado como uma criança indisciplinada e deseducada. Quando seus atos são
questionados, em vez de tomar a reprovação como uma bênção, ele deixa que seus
sentimentos o julguem melhor, torna-se desencorajado e não faz nada. Se ele não
puder fazer tudo como quiser, do seu modo, não ajudará de modo nenhum.” (Ibid.)
47. Qual a origem da música?
“A música é de origem celeste. Há grande poder nela.” (Ibid.)
48. É suficiente conhecer os rudimentos do canto?
Por quê?
“Não é suficiente conhecer os rudimentos do canto; porém, aliado ao
conhecimento, deve haver tal ligação com o Céu que anjos possam cantar através
de nós.” (Ibid.)
49. O irmão ”S” cantava na igreja mas seu canto
em realidade era oferecido a quem?
“Tendes cantado mais para os homens do que para Deus.” (Ibid.)
50. Qual era o árduo trabalho do irmão”S”?
“Tem sido um árduo
trabalho para vós superar vossos hábitos naturais e viver uma vida santa e
abnegada.” (Ibid.)
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