quinta-feira, 21 de julho de 2011

Os 10 títulos de JAVÉ no Antigo Testamento cumpridos por Jesus no Novo Testamento

Observe os dez títulos que JAVÉ possui no Antigo Testamento e que o Senhor Jesus Cristo cumpriu ou manifestou em Sua vinda como Deus-Homem.

1° YHWH yir'eh “E pôs Abraão por nome àquele lugarJAVÉ Proverá” (Gn 22:14).
2° YHWH rôf'ekâ “e disse: Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou JAVÉ, que te sara” (Êx 15:26).
3° YHWH nissî “E Moisés edificou um altar e lhe chamou: JAVÉ É Minha Bandeira” (Êx 17:15).
4° YHWH meqaddishkemTu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou JAVÉ, que vos santifica” (Êx 31:13).
5° YHWH shâlôm Então, Gideão edificou ali um altar ao Senhor e lhe chamou de JAVÉ É Paz” (Jz 6:24).
6° YHWH tsebâ'ôth Este homem subia da sua cidade de ano em ano a adorar e a sacrificar a JAVÉ dos Exércitos, em Siló” (I Sm 1:3).
7° YHWH ElyônEu, porém, renderei graças ao Senhor, segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do JAVÉ Altíssimo” (Sl 7:17).
8° YHWH rôî  JAVÉ é o meu pastor; nada me faltará” (Sl 23:1).
9° YHWH tsideqênû Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: JAVÉ, Justiça Nossa” (Jr 23:6).
10° YHWH shâmmâh “Dezoito mil côvados em redor; e o nome da cidade desde aquele dia será: JAVÉ Está Ali” (Ez 48:35).

Só JAVÉ pode possuir ou cumprir esses títulos exaltados. Cristo, nosso Deus, possui e os cumpre!

1° “No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1:29). Jesus é o provedor e o substituto do pecador condenado. Ele viu nossa necessidade e providenciou a soluçãoEle mesmo!
2°Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Is 53:5). A cura que Cristo oferece é a cura que dá a vida eterna! Nenhum outro homem pode dá-la!
3° “Naquele dia, recorrerão as nações à raiz de Jessé que está posta por estandarte dos povos; a glória lhe será a morada” (Is 11:10). Quem é essa Raiz ou esse Estandarte? “Não te glories contra os ramos; porém, se te gloriares, sabe que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz, a ti” (Rm 11:18). “Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos” (Ap 5:5). “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã” (Ap 22:16). Outro significado de nosso Estandarte: “Levantará um estandarte para as nações, ajuntará os desterrados de Israel e os dispersos de Judá recolherá desde os quatro confins da terra” (Is 11:12). Jesus é quem faz isto! “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor” (Jo 10:16).
4°Por isso, foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta” (Hb 13:12). “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Ef 5:25-27).
5° Quem nos dá a Sua paz? A Paz em pessoa! “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (Jo 14:27). Não é JAVÉ Pai que é Paz. JAVÉ Cristo (e mais tarde veremos que JAVÉ Espírito) também! “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um corpo; e sede agradecidos” (Cl 3:15).
6°Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória” (Mt 25:31). Jesus é JAVÉ dos Exércitos, meu prezado (minha prezada)! “Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus; e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro” (Ap 19:13 e 14).
7°Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai” (Lc 1:32). Ora, Jesus como Homem, assim como nós hoje, foi Filho do Altíssimo; mas como Deus, Ele é o próprio Altíssimo! Além do que estudamos, acrescento as seguintes evidências: Paulo e os demais apóstolos foram chamados “servos do Deus Altíssimo” (At 16:17). E esseDeus Altíssimo” é o Cristo, segundo as próprias palavras do apóstolo: “não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus” (Ef 6:6); “Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus” (Fp 1:1).
8° “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. ... Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim” (Jo 10:11 e 14). “Então, Jesus lhes disse: Esta noite, todos vós vos escandalizareis comigo; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas” (Mt 26:31). “Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória” (I Pe 5:4).   
9° “Será por nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante JAVÉ, nosso Deus, como nos tem ordenado” (Dt 6:25). “Julga-me, JAVÉ, Deus meu, segundo a tua justiça; não permitas que se regozijem contra mim” (Sl 35:24). “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (II Co 5:21). “Cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus” (Fp 1:11). “Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados” (I Pe 2:24). “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo” (II Pe 1:1).
10º “E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também” (Jo 14:3). “Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles” (Ap 21:3). “E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho” (Ap 21:5-7). “Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro; e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, a qual tem a glória de Deus” (Ap 21:9-11). “Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro” (Ap 21:22). “São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro” (Ap 14:4). “Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou” (Ap 19:7).     

Fonte: Livro JAVÉ, 19-21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe com os seus o que lhe interessa!

PDF e/ou impressão:

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Envie este artigo para seus seguidores!

Locais dos Estudantes de hoje:

podcasting