sábado, 5 de outubro de 2013

Crendices e superstições cristãs. A existência de uma parte folclórica na teologia popular em todas as denominações cristãs (Parte IX)



Zelo de Deus
Bom zelo dos homens ou Zelo de Deus nos homens
Mau zelo dos homens ou zelo que Deus não deu aos homens
“porque eu sou JAVÉ, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem” (Êx 20:5).
“Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois estava animado com o meu zelo entre eles; [...] E ele e a sua descendência depois dele terão a aliança do sacerdócio perpétuo; porquanto teve zelo pelo seu Deus e fez expiação pelos filhos de Israel.” (Nm 25:11,13).
“e se ajuntaram contra Moisés e contra Arão e lhes disseram: Basta! Pois que toda a congregação é santa, cada um deles é santo, e JAVÉ está no meio deles; por que, pois, vos exaltais sobre a congregação de JAVÉ? Procedente de JAVÉ saiu fogo e consumiu os duzentos e cinquenta homens que ofereciam o incenso” (Nm 16:3,35).
“Porque JAVÉ, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso” (Dt 4:24).
“Ele [Elias] respondeu: Tenho sido zeloso por JAVÉ, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida” (I Rs 19:10).
“Porque a ira do louco o destrói, e o zelo do tolo o mata” (Jó 5:2).
“porque JAVÉ, teu Deus, é Deus zeloso no meio de ti, para que a ira de JAVÉ, teu Deus, se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra” (Dt 6:15).
“Lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá” (Jo 2:17).
“JAVÉ Deus diz: [...] ‘Grite alto, como se você fosse trombeta! Anuncie ao meu povo, os descendentes de Jacó, os seus pecados e as suas maldades. De fato, eles me adoram todos os dias e dizem que querem saber qual é a minha vontade, como se fossem um povo que faz o que é direito e que não desobedece às minhas leis. Pedem que eu lhes dê leis justas e estão sempre prontos para me adorar’” (Is 58:1,2, NTLH).
“JAVÉ não lhe quererá perdoar [cf. os vv. 18 e 19]; antes, fumegará a ira de JAVÉ e o seu zelo sobre tal homem, e toda maldição escrita neste livro jazerá sobre ele; e o SENHOR lhe apagará o nome de debaixo do céu” (Dt 29:20).
“No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor” (Rm 12:11).
“Como é que você pode dizer ao seu irmão: “Me deixe tirar esse cisco do seu olho”, quando você está com uma trave no seu próprio olho?” (Mt 7:4, NTLH).

“Fez Judá o que era mau perante JAVÉ; e, com os pecados que cometeu, o provocou a zelo, mais do que fizeram os seus pais” (I Rs 14:22).
“porque bem reconheço a vossa presteza, da qual me glorio junto aos macedônios, dizendo que a Acaia está preparada desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado a muitíssimos” (II Co 9:2).
“João disse: — Mestre, vimos um homem que expulsa demônios pelo poder do nome do senhor, mas nós o proibimos de fazer isso porque ele não é do nosso grupo” (Lc 9:49, NTLH).
“O fragor da tempestade dá notícias a respeito dele, dele que é zeloso na sua ira contra a injustiça” (Jó 36:33).
“Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo” (II Co 11:2).
“Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir?” (Lc 9:54).
“para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo de JAVÉ dos Exércitos fará isto” (Is 9:7).
“É bom ser sempre zeloso pelo bem e não apenas quando estou presente convosco” (Gl 4:18).
“Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade e aqui fui instruído aos pés de Gamaliel, segundo a exatidão da lei de nossos antepassados, sendo zeloso para com Deus, assim como todos vós o sois no dia de hoje” (At 22:3).
“JAVÉ, a tua mão está levantada, mas nem por isso a veem; porém verão o teu zelo pelo povo e se envergonharão; e o teu furor, por causa dos teus adversários, que os consuma” (Is 26:11).
“o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras” (Tt 2:14).
“Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento” (Rm 10:2).
“JAVÉ é Deus zeloso e vingador, JAVÉ é vingador e cheio de ira; JAVÉ toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos” (Na 1:2).
“Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te” (Ap 3:19).
“quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível” (Fp 3:6).

A coluna da direita, porém, pode explicar o porquê desta pesquisa e sua complexidade – a Igreja, ou parte dela, assumindo um papel que não lhe cabe e atrapalhando Deus em Sua obra de educação e salvação, em vez de cooperar com Ele! Deus pode usar Provérbios 28:13 sem errar. Alguém enviado por Ele pode usar Provérbios 28:13 (bem como qualquer outra parte da Bíblia) sem errar. Mas, se Deus não me enviar, em vez de ajudar meu irmão estarei cumprindo Mateus 7:4 e 5, que adverte: “Como é que você pode dizer ao seu irmão: ‘Me deixe tirar esse cisco do seu olho”, quando você está com uma trave no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão’. Deus e Seus enviados podem considerar alguém como beberrão, adúltero, etc., sem estarem enganados (cf. Jr 3:8; 9:2; Os 4:11,12). Por outro lado, um religioso pode considerar alguém assim e cometer um grave equívoco: “Pois veio João Batista, não comendo pão, nem bebendo vinho, e dizeis: Tem demônio! Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores!” (Lc 7:33,34). “Demorando-se ela no orar perante JAVÉ, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios, porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti esse vinho!” (I Sm 1:12-14). Você reconhece a possibilidade de a igreja cristã, seja qual for sua bandeira e denominação, cometer erros crassos de julgamento não por seus juízes serem falhos, mas por falarem sem a anuência de Deus, embora alegando falar em Seu Nome?! Você percebe isto? Se sim, um dos objetivos deste estudo foi alcançado e a autoridade dos religiosos ou da igreja deles foi colocada em seu devido lugar: “Então, lhe responderam: Nosso pai é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão” (Jo 8:39). É preciso alertar os cristãos de seu comportamento romano, sim herdado da cúria romana. Refiro-me à pretensão deles de ter uma autoridade que Deus não lhes deu. De falar o que Deus não lhes deu para falar. De sentenciar no sentido contrário ao de Deus. De condenar convenientemente certos pecados e se acostumarem com outros. O comportamento judicial da verdadeira igreja de Deus sempre foi presidido pelo próprio Deus (cf. Gn 18:25), tanto no Primeiro quanto no Segundo Testamentos (leia qualquer livro dos Profetas Menores como exemplo e confira as sentenças dadas pelo próprio JAVÉ, bem como a direção do Espírito Santo e  de Jesus Cristo em questões de julgamento na Igreja cristão ou no “Caminho”: At 5:1-11; 7:55-60; I Co 5, sublinho o verso 4)! Era Deus quem sentenciava os culpados. Era Deus e/ou quem Ele enviava que determinava a condenação e/ou absolvição. E hoje em dia? Alguns usam a Bíblia para julgar outros. Deveria a Bíblia substituir Deus? Isto não é uma idolatria do tipo mais peçonhento que existe?! Parece-me que Deus tem pouco espaço nos julgamentos das igrejas cristãs, ou seja, até Ele é julgado e condenado (cf. Mt 25:45) em igrejas que professam ser de Cristo!


Concluo a explanação desta crendice cristã apresentando o que as Escrituras dizem sobre os adúlteros que Deus considera assim (pois, como vimos, os homens podem considerar alguém como adúltero, mas Deus não e vice-versa!). “Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo. Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais. Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro? Os de fora, porém, Deus os julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor. Que o autor de tal infâmia seja, em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor, entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor [Jesus]” (I Co 5:9-13, 3,4 e 5). “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela” (Mt 5:27,28). “Quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério [e o que casar com a repudiada comete adultério]” (Mt 19:9). “JAVÉ, Deus de seus pais, começando de madrugada, falou-lhes por intermédio dos seus mensageiros, porque se compadecera do seu povo e da sua própria morada. Eles, porém, zombavam dos mensageiros, desprezavam as palavras de Deus e mofavam dos seus profetas, até que subiu a ira do Senhor contra o seu povo, e não houve remédio algum” (II Cr 36:15,16). “Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap 3:19-22). Hendrickson Rogers.

Esta pesquisa está em construção. Aguarde seu desfecho estudando todas as suas partes anteriores:  1ª Parte2ª Parte3ª Parte4ª Parte5ª Parte6ª Parte7ª Parte e 8ª Parte (é só clicar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe com os seus o que lhe interessa!

PDF e/ou impressão:

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Envie este artigo para seus seguidores!

Locais dos Estudantes de hoje:

podcasting