sábado, 13 de junho de 2015

(TEMA 11) Deus pode nos tirar algo que Ele mesmo nos deu? (Sandro) (Transcrição dos estudos do grupo "Blog do prof. H" no #WhatsApp)


(Se você deseja participar de nossos estudos no grupo do whatsapp, envie "quero participar" para (82) 99690-6390.)

(Prof. H) Oi gente, boa tarde de sábado!

1) Deus pode nos tirar algo que Ele mesmo nos deu? (Sandro)
Uma pergunta intrigante, pois, qualquer que seja a resposta há implicações intrigantes!

Se a gente disser: sim, como fica a questão do livre-arbítrio?
Se a gente disser: não, como fica a soberania de Deus?

Vamos filosofar um pouco, antes de irmos à Bíblia! Amo Filosofia.
Quem aqui pediu para nascer?

Joyce: (PALMAS)

A gente escolhe a cor da pele, dos olhos, o tipo de cabelo (ah, se as meninas pudessem escolher hein? kkkk), o painho, a mainha?
Somos OBRIGADOS a vir a existência; você já parou para pensar nisto??

Por quê?

Se você acreditar na Evolução, você terá uma resposta. Se você acreditar na Criação divina, você terá que responsabilizar Deus por essa realidade.

Joyce: Verdade

Oi Joyce, é mt bom tê-la aqui!

Eu creio na Criação e responsabilizo o Senhor Deus! Mas, uau, fico encantado com as explicações que a Bíblia oferece sobre esse assunto!! Me maravilho com os raciocínios de Deus, com Seu caráter e Sua honestidade, tudo isso apresentado nas Escrituras judaico-cristãs!

Vamos nessa:
Is 41.4   Quem fez e executou tudo isso? Aquele que desde o princípio tem chamado as gerações à existência, eu, o SENHOR, o primeiro, e com os últimos eu mesmo.
Rm 4.17 [...] o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.

Bem vinda Cintya. Meu amigo Paulo (do projeto Geração Vida) me pediu para adicioná-la ao Grupo!

Gn 2.7   Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.
Gn 2.9   Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

Cintya: Obg!!! :)

Quero aqui te mostrar, querido(a), um raciocínio que geralmente a gente esquece - Deus tem LIVRE ARBÍTRIO, pois, se fomos criados livres, à Sua imagem, é porque Ele também é livre!

Deus escolheu criar o universo, nossa galáxia, nosso planeta, Adão e Eva, e cada uma de nossas famílias. Deus escolheu! Nunca esqueça disso, pois, o mal, o sofrimento e a dor tendem a nos fazer questionar: "por que eu existo?" A Bíblia diz: porque Deus quis!

No entanto, Deus tem uma coisa no caráter dEle que me deixa apaixonado por Sua Pessoa - Deus é Todo-poderoso, mas também é Todo-amável, Todo-honesto, Todo-cavalheiro, Todo-paciente, etc.

Ele não concorda com a tirania.

Há uma diferença drástica entre Jesus e Satanás - Um dá liberdade o outro NÃO!!!!!!

Você pode escolher se afastar de Jesus. Agora, tenta fazer isso dos anjos maus... Eles são opressores, cruéis, nojentos, desonestos e assassinos!
Deus NÃO os criou assim! Ele os criou à Sua imagem, assim como Jesus fez a humanidade.

Ez 28.15   Perfeito eras [Lúcifer] nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti.

Ué, como é possível Deus criar alguém perfeito, como anjos e homens, e eles se tornarem imperfeitos??

Simples assim: Ec 7.29   Eis o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias.
Precisamos entender muito bem essa parte da história da vida no universo: Deus criou seres livres. E um ser livre PODE ESCOLHER PERDER A PERFEIÇÃO QUE DEUS LHE DEU!!!!

Um ser livre pode escolher deixar de ser anjo do bem e passar a ser anjo mau!

Ah, mas se Deus é onisciente, por que Ele criou Lúcifer, Adão e Eva?
A onisciência divina NÃO RETIRA SEU LIVRE ARBÍTRIO.

O fato de Ele ser livre implica que, mesmo Ele conhecendo o futuro, Ele TEM O DIREITO de criar!

Beleza. Imagina que Deus pensasse assim: "Puxa, Lúcifer vai virar Diabo. Não vou criá-lo. Vou criar o anjo Abnara."
O que garante que Abnara não iria se tornar Diabo??

Você entende?

Não é a onisciência de Deus que gera o futuro. Ela apenas o vê!
Lúcifer, "Abnara", Adão, Eva, você e eu é quem escolhe como o futuro vai ser. Não Deus!

E agora? Deus deu vida eterna a Adão. Mas, Adão escolheu a serpente (Satanás). Imagina se Deus NÃO RETIRASSE a vida eterna de Adão!!!!!

Um pecador eterno!!! Meu bom Deus!!!! Se já somos terríveis sendo mortais, efêmeros, imagina um planeta cheinho de pecadores que não morrem!! Imagine assassinos imortais, estupradores, pedófilos, políticos corruptos todos imortais!!
A morte, meu amigo, minha amiga, é uma consequência estabelecida por Deus, que O permite controlar o mal e o sofrimento!

Não ache que Satanás criou a morte. Deus é o responsável por ela! Obviamente, no Céu não há morte. Por que será? Porque lá não existe a desobediência, a violência. Então, pra quê a morte?

Por outro lado, a morte PRECISA existir num mundo que escolheu a desobediência como regra de conduta. A morte é o resultado de Deus tirar a vida eterna de Adão.

Gn 3.22   Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.

Mas, a morte TAMBÉM NÃO É ETERNA!!!
Quero dizer, para aqueles que reconhecem a veracidade da filosofia bíblica, creem em Jesus e aceitam a Sua proposta, a MORTE ETERNA resultante da retirada da vida eterna foi LANÇADA SOBRE O SALVADOR. Ele, Jesus, morreu a morte eterna do desobediente arrependido, e concede a ele a vida eterna!

Mas, para os que optarem pelo estilo de vida de escravidão do mal, do pecado, da desobediência, puxa, Deus NÃO PODE, mesmo sendo Todo-poderoso, Ele não pode permitir que essa pessoa viva para sempre, pois, isso significaria sofrimento pra sempre, maldade pra sempre, injustiça pra sempre; você entende?

Deus tem que escolher - deixar o mal viver pra sempre ou não.
Seu caráter de amor NÃO TOLERA a dor e a injustiça eternas. Ele tolera somente o tempo necessário. E esse tempo necessário está VACINANDO O UNIVERSO de tal forma que, quando os mil anos terminarem (Apocalipse 20), haverá o lago de fogo (o inferno NÃO existe, como afirmam alguns; o inferno existirá, diz a Bíblia).

Ap 20.14,15 Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.

Portanto, Sandro, Deus pode (e, como vimos, em alguns casos deve) tirar algo que Ele mesmo deu.

Meu apelo é que todos nós aceitemos a vida eterna que há em Jesus. Aceitar significa obedecer. Não nos esqueçamos disso. A obediência não é uma imposição. É uma consequência lógica. Mas, a escolha é sempre de cada um!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe com os seus o que lhe interessa!

PDF e/ou impressão:

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Envie este artigo para seus seguidores!

Locais dos Estudantes de hoje:

podcasting