sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Cronologia da historicidade da doutrina bíblica da Trindade - 7ª parte

Século 4 
Ulfila foi um missionário cristão, possivelmente descendente de um soldado romano tomado cativo pelo exército godo invasor da Ásia Menor no terceiro século. Ele falava fluentemente o grego e o latim e conhecia bem tanto a cultura greco-romana quanto a cultura gótica, na qual crescera. Ele foi enviado como missionário cristão os godos, tendo sido consagrado pelo bispo de Nicomédia Eusébio, por volta de 340 d.C. (Eusébio estudara com Ário sob a instrução de Luciano de Antioquia, e foi uma das três pessoas que se posicionaram a favor de Ário no Concílio de Nicéia, em 325. Por isso, muitos assumem que Eusébio era simpatizante dos arianos, e que deve ter consagrado Ulfila como um missionário ariano, o que tornaria arianos os conversos de Ulfila.) Embora seja fato que Eusébio defendesse a absolvição de Ário, não está claro se ele concordava com a interpretação que este tinha do Cristo como ser criado. Também não se sabe se Eusébio concordou com a fórmula nicena do homoousios (da mesma natureza). O mais provável é que o cristianismo ensinado por Ulfila aos godos fosse ambíguo acerca do Pai e do Filho, e não uma exposição da doutrina ariana real! Após 7 anos de serviço missionário direto, Ulfila foi expulso do território gótico em virtude de conexões suspeitas com os inimigos romanos. No entanto, sua influência sobre os godos não cessou – ele gastou vários anos seguintes colocando a linguagem gótica sob a forma escrita e traduzindo a maior parte das Escrituras ao idioma gótico! Durante esse tempo Ulfila ainda se opunha à fórmula nicena e favorecia o termo ambíguo homoion (similar), em vez de homoousios. Sua tendência apareceu na tradução que efetuou da Bíblia gótica, dando-lhe uma sutil inclinação antitrinitariana!  
Século 5
Quaisquer que fossem as crenças dos godos a respeito da Divindade, quando essas tribos cristãs começaram a invadir o Império Romano cristão durante o quinto século, seus inimigos “ortodoxos” os rotularam como arianos. Tivessem ou não diferenças teológicas entre si, os dois lados utilizavam terminologia diferente para descrever a Divindade. Havia razões políticas de ambos os lados para ver a outra parte como herética, o que passava a justificar a animosidade mútua. Por não haver motivação real para o mútuo entendimento, ao longo dos poucos séculos seguintes, cristãos góticos e romanos buscaram alternadamente destruir-se uns aos outros ou coexistir lado a lado. Cada parte buscou manter sua própria identidade através dos rótulos “ariano” e “trinitariano”, até que a corrente principal da igreja, com sua descrição trinitariana da Divindade, absorveu as tribos góticas, possivelmente através da influência de alguns de seus parentes germânicos do oeste, os quais aceitaram o cristianismo em estágio posterior, já seguramente firmado sobre o sistema de crença trinitariano.


Pesquisa baseada no livro "A Trindade" de Woodrow Whidden, Jerry Moon e John W. Reeve. Ela está em construção. Aguardem sua conclusão! (Hendrickson Rogers)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe com os seus o que lhe interessa!

PDF e/ou impressão:

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Envie este artigo para seus seguidores!

Locais dos Estudantes de hoje:

podcasting