sexta-feira, 19 de abril de 2013

Crendices e superstições cristãs. A existência de uma parte folclórica na teologia popular em todas as denominações cristãs (Parte V)


“Um profeta verdadeiro só está presente numa única denominação e esta é necessariamente cristã e esta é necessariamente a descendência da mulher de Apocalipse 12 (‘os restantes’)” Para desmistificarmos esse folclore presente em algumas denominações cristãs, o qual é fruto principalmente do preconceito que a ignorância bíblica traz, é necessário sabermos o que é o dom profético, ou seja, o que é ser um profeta verdadeiro de Deus e para quê Deus levanta um profeta. “Então JAVÉ Deus disse a Moisés: — Vou fazer com que você seja como Deus para o rei; e Arão, o seu irmão, falará por você como profeta. Você dirá a Arão tudo o que eu mandar, e ele falará com o rei, pedindo que deixe os israelitas saírem da terra dele” (Êx 7:1,2, NTLH). Esse conhecido episódio na história dos descendentes de Abraão nos ensina que o profeta é aquele pecador que recebe de Deus uma mensagem e a repassa. Não conheço nenhum caso na Bíblia onde o ser humano escolheu ser profeta e Deus o tornou profeta. Deus é quem escolhe o profeta: “Porém é um só e o mesmo Espírito quem faz tudo isso. Ele dá um dom diferente para cada pessoa, conforme ele quer” (I Co 12:11, NTLH). “Do meio de vocês Deus escolherá para vocês um profeta que será parecido comigo [com Moisés, a quem JAVÉ também escolheu], e vocês vão lhe obedecer” (Dt 18:15, NTLH). Enfatizo o fato de Deus escolher o possuidor do dom de profecia, pois as Escrituras o fazem! Abrão foi profeta (cf. Gn 20:7) eleito por Deus (Ne 9:7), mesmo vindo de “Ur dos caldeus”. Abrão não descendeu dos judeus, só pra lembrar. Ele os gerou. Logo, é possível Deus suscitar um profeta de onde menos os homens religiosos esperam (cf. Lc 19:40)! Outras: embora o dom de profecia esteja sujeito ao profeta (I Co 14:32), ou seja, não tem essa de “possessão divina” sobre os profetas, Deus não está sujeito a eles. Deus já ficou em silêncio para com Seus próprios profetas (cf. I Sm 28:6,15) e Deus já colocou, literalmente, Sua Palavra na boca de um profeta – Balaão (Nm 22:20,38; 23:5), aliás, outro exemplo de profeta não descendente de alguma denominação judaica (cf. Nm 22:5-12,18). Um profeta pode ser verdadeiro, ter o dom dado por JAVÉ, mas escolher mentir (cf. I Rs 13:18 e 22:15,16); um profeta de Deus é um pecador como qualquer outro pecador – salvo pela graça ou perdido pela desobediência, e o dom profético é só um dentre muitos que o Senhor Espírito tem e dá de acordo com os Seus planos para o corpo de Cristo (I Co 12:7-14). Novamente, não quero diminuir a importância do dom profético nem o trabalho precioso de um profeta verdadeiro; mas, eu gostaria de calibrar o olhar eclesiástico sobre esse assunto! Deificar um profeta verdadeiro, não é bíblico. Demonizar o profeta da outra denominação cristã, só porque ele não é membro da sua igreja, não é bíblico. Crer que existe uma denominação cristã que cumpre Apocalipse 12:17 pelo fato de ela possuir um profeta verdadeiro, também não é bíblico!

Ter o “testemunho de Jesus” da passagem supracitada claramente é o dom da profecia (no grego: “echonton tem marturian Iesou” = “têm”, “possuem” ou “sustentam o testemunho de Jesus”, Ap 12:17), segundo o profeta escritor do Apocalipse e o profeta Paulo: “Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia” (Ap 19:10). “Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo. Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus” (Ap 22:8,9). “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João, o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu” (Ap 1:1,2).

Esta pesquisa está em construção! Confira as primeiras quatro partes dela (é só clicar): Parte 1, Parte 2, Parte 3 e Parte 4.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe com os seus o que lhe interessa!

PDF e/ou impressão:

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Envie este artigo para seus seguidores!

Locais dos Estudantes de hoje:

podcasting