terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O ciclo semanal na Terra após os Mil anos de Apocalipse 20 - um paralelo revelador! (Parte 2)


Antes do término dos 3,5 anos de Seu ministério terrestre, o Cristo atraiu a todos na cruz. “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo” (Jo 12:32). E, talvez, faltando 36 horas para o fim dos primeiros três anos e meio pós-milenários (lembre-se, o Homem Jesus faleceu por volta das 15h de uma sexta-feira, Mt 27:46 e Mc 15:42 e ressuscitou na “alta madrugada”, Lc 24:1, “sendo ainda escuro”, Jo 20:1; talvez entre 3 e 6 horas!), aconteça o evento que levou Deus a esperar o tempo necessário para que esse momento chegasse – a vindicação de Jesus Cristo e, portanto, de toda a Trindade, o momento onde “todos” em todo o universo e especificamente na Terra, salvos e perdidos, bons e maus, anjos e demônios, terrestres e extra-terrestres, “todos” reconhecerão o caráter honesto e incomparavelmente misericordioso de Deus! O Rei dos reis e o Senhor dos senhores, JAVÉ Deus dirá: “Por mim mesmo tenho jurado; da minha boca saiu o que é justo, e a minha palavra não tornará atrás”. E diante dEle “se dobrará todo joelho, e jurará toda língua” (Is 45:23)! “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2:9-11). “Benigno e misericordioso é JAVÉ, tardio em irar-se e de grande clemência. JAVÉ é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras. Todas as tuas obras te renderão graças, JAVÉ; e os teus santos te bendirão. Falarão da glória do teu reino e confessarão o teu poder, para que aos filhos dos homens se façam notórios os teus poderosos feitos e a glória da majestade do teu reino. O teu reino é o de todos os séculos, e o teu domínio subsiste por todas as gerações” (Sl 145:8-13). “Todas as nações lembrarão de Deus, JAVÉ, todos os povos da terra se voltarão para ele, e todas as raças o adorarão. Pois JAVÉ é Rei e governa as nações. Todos os orgulhosos se curvarão na sua presença, e o adorarão todos os mortais, todos os que um dia vão morrer. As pessoas dos tempos futuros o servirão e falarão às gerações seguintes a respeito de Deus, o Senhor. Os que ainda não nasceram ouvirão falar do que ele fez: ‘Deus salvou o seu povo!’” (Sl 22:27-31, NTLH); “por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos” (Ap 15:4).

Que evento universalmente espetacular este, não? Deus, o nosso precioso Pai do Céu, o nosso precioso Salvador e Consolador, merecem! Além do mais, antes da morte eterna do mal, assim como antes da morte do Cordeiro de Deus, todos precisam enxergar a justiça e a misericórdia de Deus em Suas ações para que todo o universo seja vacinado pela dose exata contra o mal para todo o sempre. “Nunca mais haverá qualquer maldição” (Ap 22:3)! Amém. O amor e a organização de Deus me fazem crer nessa vacina eterna!
Antes de Jesus afirmar que quando Ele fosse levantado da terra atrairia a todos, Ele afirmou algo revelador, tanto para aquela época, quanto para o período pós-milenário: “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso” (Jo 12:31).

Possível significado literal de João 12:31 Embora Satanás, o “príncipe deste mundo” (Jo 14:30 e 16:11, NVI) tenha sido expulso do Céu por Jesus Cristo, na função de arcanjo Miguel (Ap 12:7-9 e I Ts 4:16, ARC), antes mesmo de existir a humanidade (Gn 3:1), ele ainda tinha certa liberdade para acusar os que Deus estava salvando (Jó 1:6). Não creio que ele fazia isso entrando no Céu de onde fora expulso (Ap 12:8,9); mas, possivelmente, ele acusava diariamente os santos (Ap 12:10) para os anjos de Deus e estes, quando compareciam diante do Pai (Mt 18:10) relatavam suas acusações! (Compare a expressão “diante do nosso Deus” de Apocalipse 12:10, ARA, com I Tessalonicenses 1:3 e 3:9, e perceba como ela pode não ser literal! E em Gn 18:21,22 veja como os anjos de Deus são Seus representantes). Ao se aproximar o tempo da crucifixão de nosso Redentor (Jo 12:32), no entanto, Satanás perdeu a regalia de ser ouvido por aqueles anjos e também foi “expulso” da aparente relação existente entre eles. (Em Lucas 10:18 o Senhor Jesus disse: “Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago”. Se esta cena observada por Cristo for a mesma de Apocalipse 12:12 que diz: “Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta”, podemos até entender que, embora o arquiinimigo não tivesse mais acesso ao Céu, é como se ele conseguisse, por meio de alguma passagem no espaço-tempo, wormhole, fenda espacial, chegar aos portões celestiais (Sl 24:7), para realizar suas acusações diárias (Ap 12:10). Os anjos incontaminados devem ter decidido cortar permanentemente qualquer ligação amistosa com os demônios, se é que tal relação existia após a expulsão deles do Céu, quando o caráter irremediavelmente vil, corrupto e cruel dos ex-habitantes celestes se revelou completamente em seu trato com Jesus – o próprio Pai deles no formato encarnado (Cl 1:16), em algum momento anterior a cruz!).

Possível significado pós-milenário de João 12:31 Muito próximo do fim dos 1260 dias, quando o Senhor Jesus em Seu “trono branco” (Ap 20:11) concluir o julgamento individual/coletivo dos perdidos de todas as épocas (Ap 20:13), então “a serpente” dará continuidade a seu plano enganador de invadir a Cidade Santa com os perdidos. Ora, a Santa Cidade desceu do Céu e aterrissou, caso contrário o exército monstruoso sem asas não poderia tê-la sitiado nos primeiros 40 dias (Ap 20:9)! Então, ao assediar seus soldados para o ataque, Satanás se depara com uma generalizada não correspondência! O veredito de todos eles já foi dado e eles sabem que, por não terem recebido o sacrifício do Cordeiro de Deus no lugar deles, terão eles mesmos que sofrê-lo! Se cumprirá, agora, com precisão, a profecia dada por JAVÉ Deus a Isaías: “Como cessou o opressor! Como acabou a tirania! Quebrou JAVÉ a vara dos perversos e o cetro dos dominadores, que feriam os povos com furor, com golpes incessantes, e com ira dominavam as nações, com perseguição irreprimível. Já agora descansa e está sossegada toda a terra. Todos exultam de júbilo [os de dentro da Cidade Santa]. Até os ciprestes se alegram sobre ti, e os cedros do Líbano exclamam: Desde que tu caíste, ninguém já sobe contra nós para nos cortar. O além, desde o profundo, se turba por ti, para te sair ao encontro na tua chegada; ele, por tua causa, desperta as sombras e todos os príncipes da terra e faz levantar dos seus tronos a todos os reis das nações. [Isso há quase três anos e meio atrás! Porém, ao serem seduzidos e convocados por Satanás para a peleja após o juízo final, todos, me parece que até os outros anjos caídos...] Todos estes respondem e te dizem: Tu também, como nós, estás fraco? E és semelhante a nós? Derribada está na cova a tua soberba, e, também, o som da tua harpa; por baixo de ti, uma cama de gusanos, e os vermes são a tua coberta. Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão, hão de fitar-te e dizer-te: É este o homem que fazia estremecer a terra e tremer os reinos? Que punha o mundo como um deserto e assolava as suas cidades? Que a seus cativos não deixava ir para casa?” (Is 14:4-17). “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso” (Jo 12:31)! “O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos” (Ap 20:10).

Talvez Deus fique em silêncio durante um dia e meio, apenas para o universo observar a última tentativa satânica de destruir o reino de Deus e a divindade de Jesus! Assim como o Homem Jesus silenciou por 1,5 dia, na tumba, talvez Ele silencie e assista a mal-sucedida obra de Satanás sobre toda a Terra e a recusa dos perdidos em serem seus soldados suicidas mais uma vez! O Senhor Espírito não estará atuando nos perdidos desde que eles pecaram contra Ele (Mc 3:29). Assim, possivelmente, Deus restringirá a feitiçaria satânica (Ap 18:23) sobre a mente dos não salvos ou a recusa dos anjos maus em auxiliar Satanás nessa última investida impossibilite sua sedução sobre “todo o mundo” (Ap 12:9). Também é possível que, a maravilhosa influência de Jesus, mesmo sobre almas inalcançáveis, as torne menos propensas ao dragão e seus anjos, ou uma combinação de todas essas possibilidades!

Outro detalhe: o que comerão os perdidos durante todos esses anos após sua ressurreição? Não encontrei nada nas Escrituras, ainda; senão o que sempre elas nos ensinaram – para cada bênção criada por Jesus, o inimigo constrói uma contrafação amaldiçoadora! Logo, assim como os refrigerantes (só no nome!) e pseudo-alimentos industrializados que tão alegremente são consumidos por muitas famílias há séculos (muitas das quais estarão reunidas dentro e fora das fileiras do exército do mal!), sem dúvida o gourmet maligno servirá para seu exército algo do tipo, ou não, pois, isto definharia muito mais rapidamente seus soldados! Além do mais, vários desses produtos demandam o natural fruto da terra e será que ela produzirá sua flora novamente após o retorno de Jesus? Seria o caso de, durante os mil anos, Satanás e seus anjos lavrarem a Terra com esse fim? É possível. Lembre-se de que, a multidão dos não redimidos possuirá idosos, mulheres e crianças, os quais podem preparar a alimentação dos soldados durante todo aquele tempo.

Mais um: o Todo-poderoso Deus cobrirá Sua destruidora glória para Se comunicar com os perdidos nos quase 3,5 anos de julgamento. Caso contrário, nenhum réu sobreviveria tempo suficiente para reconhecer a justiça de seu veredito! Talvez, JAVÉ em carne apareça no “trono branco” como Ele apareceu aos discípulos após Sua ressurreição (Lc 24:36-43). No entanto, mesmo velada, a presença de Deus amedronta e causa terror aos perdidos (cf. Lc 4:33,34)! 


O sistema solar e o Sábado “Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite” (Gn 8:22). Ao que parece, os movimentos de rotação e translação da Terra não serão alterados mesmo após as 7 últimas pragas (Ap 16) e a terrível e maravilhosa volta do Senhor Jesus! O ciclo semanal culminando no sábado do sétimo dia ocorrerá ordinariamente, de modo que, quando os salvos com a Cidade Santa adentrarem a Terra, isso acontecerá mil anos (talvez um pouco mais) depois daquele dia em que voltará nosso Salvador Jesus, ou seja, os salvos seguirão a ordem original dos dias e no sétimo, o santo e abençoado sábado, descansarão com Seu Criador precioso (Is 66:23) lá dentro da Belíssima Cidade!


Mas, e quanto aos perdidos que estão fora da Cidade de Deus? Eles não santificarão nenhum dos sábados durante os três anos, sete meses e dez dias! Nos primeiros cinco sábados (dentre os 40 dias iniciais) eles estarão congregados com seu líder Satanás fortalecendo-se e sitiando a Nova Jerusalém (Ap 20:7). Nos próximos 175 sábados (três anos e meio menos os 40 dias iniciais) todos eles estarão congregados no Tribunal de Cristo até sua execução em massa. E nos últimos 5 sábados (40 dias após os 3,5 anos pós-milenários) da história do pecado, este estará sendo consumido e exterminado eternamente pelo (e juntamente com) o lago de fogo (Ap 20:14,15)! Hendrickson Rogers

Prezados leitores do blog, esta pesquisa está em construção desde 1°/2/2012. Aguardem seu desfecho, se Deus permitir! Bom estudo, bons comentários e críticas. Abraço. (Hendrickson Rogers)

1ª parte desta pesquisa AQUI.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe com os seus o que lhe interessa!

PDF e/ou impressão:

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Envie este artigo para seus seguidores!

Locais dos Estudantes de hoje:

podcasting