terça-feira, 29 de novembro de 2011

Os adventistas de Samoa e a mudança "do sábado para o domingo"


Não será, seguramente, uma das mais conhecidas nações do mundo, mas o pequeno estado de Samoa, na Polinésia, Pacífico Sul, chama a atenção dos Adventistas do Sétimo Dia no mundo inteiro por um acontecimento absolutamente raro: na última semana do ano, o ciclo semanal terá apenas seis dias!
Antes de entrar na questão específica que pretendo abordar (e que já deve ter-se apercebido qual é…) convém dizer que Samoa é um país localizado mesmo ao lado da Linha Internacional de Data. Pode consultar naquela ligação todos os pormenores sobre esta linha; para o caso concreto, importa dizer que os países a oeste da linha estão um dia à frente dos países a este, embora a diferença horária seja de apenas uma ou poucas horas. Isto acontece devido à divisão do globo nos diferentes fusos horários (veja aqui).
Atualmente, Samoa está a este da linha – ou seja, um dia atrás dos vizinhos Tonga, Fiji, Wallis e Futuna, e das um pouco afastadas mas bem mais conhecidas nações da Austrália e Nova Zelândia (confirme aqui).
Acontece que o governo samoano decidiu alterar o fuso horário do país para o mesmo dos dois principais parceiros comerciais: os mencionados Austrália e Nova Zelândia. Assim sendo, no final do próximo dia 29 de dezembro (quinta-feira), o calendário samoano irá ignorar a dia 30 de dezembro (sexta-feira) e passar diretamente para o dia 31 de dezembro (oficialmente, um Sábado).
Ora, isto provocará um sério problema aos Adventistas, pois, desta forma, o dia 31 de dezembro, um Sábado, não será o sétimo dia após o Sábado anterior! Ou seja, a partir desta data, para os habitantes de Samoa, o sétimo dia do ciclo semanal será… oficialmente domingo!
Levanta-se, portanto, a questão: como vão os irmãos de Samoa enfrentar este aparente dilema? Foi isso que perguntei a David Tasker, Secretário da Divisão do Pacífico Sul.
O irmão Tasker confessa que “este tem sido um assunto perturbador“. Contudo, “a Comissão Executiva da Missão Adventista de Samoa decidiu manter o ciclo semanal de sete dias e frequentar a igreja ao domingo“, que, na realidade, será sempre o sétimo dia após o último Sábado, conforme o tempo é medido.
Esta questão de fidelidade ao tempo determinado desde e após a criação é mais relevante se repararmos que já em 1995 algo de idêntico de passou com Kiribati(um pouco a norte de Samoa): por incrível que pareça, este arquipélago tinha ilhas nos dois lados da Linha Internacional de Data! Para emendar esta situação, foi iniciado – para algumas ilhas – um processo semelhante ao que agora se verifica em Samoa.
o que fizeram os Adventistas da ilha de Kiritimati (uma das afetadas pela mudança)? Escolheram observar o dia que era, oficialmente, um domingo, quando na verdade se tratava do sétimo dia do ciclo semanal!
Assim farão os irmãos samoanos. E as razões que apontam são: demonstrar afidelidade para com a Palavra de Deus num mundo onde tudo flutua e se altera; demonstrar que a fé tem impacto em todas as áreas da vida; aprofundar oentendimento da identidade Adventista; renovar o compromisso da Igreja para com a observância do Sábado bíblico; e, desenvolver novas abordagens evangelísticas nas suas comunidades.
Para mais esclarecimentos, consulte as declarações oficiais da Divisão do Pacífico Sul sobre o assunto (em língua inglesa).
Que Deus ajude os irmãos em Samoa na sua consagração e fideldiade!
FonteO TEMPO FINAL
OBS: Evidentemente, se alguem quiser obedecer o catecismo da Igreja Católica sobre a observância do primeiro dia da semana (domingo) teria que observar a segunda feira na ilha de SAMOA. Pois a segunda feira é que passará a ser verdadeiramente o dia do senhor do catolicismo romano. (Adventismo em Foco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe com os seus o que lhe interessa!

PDF e/ou impressão:

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Envie este artigo para seus seguidores!

Locais dos Estudantes de hoje:

podcasting