domingo, 15 de setembro de 2013

Crendices e superstições cristãs. A existência de uma parte folclórica na teologia popular em todas as denominações cristãs (Parte VIII)

Caso você esteja a perguntar, após este estudo, ‘Provérbios 28:13 é um versículo simbólico e não literal? Para que serve então os Dez Mandamentos e os princípios que eles estabelecem se a coisa é tão relativa assim? Quem são, então, os adúlteros que não herdarão o reino de Deus?’

Primeiro, a Bíblia não relativiza os mandamentos de Deus. O que ocorre é que, em muitos casos, nosso certo é convenientemente certo em nosso favor. O raciocínio bíblico é:

Zelo de Deus
Bom zelo dos homens ou Zelo de Deus nos homens
Mau zelo dos homens ou zelo que Deus não deu aos homens
“porque eu sou JAVÉ, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem” (Êx 20:5).
“Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois estava animado com o meu zelo entre eles; [...] E ele e a sua descendência depois dele terão a aliança do sacerdócio perpétuo; porquanto teve zelo pelo seu Deus e fez expiação pelos filhos de Israel.” (Nm 25:11,13).
“e se ajuntaram contra Moisés e contra Arão e lhes disseram: Basta! Pois que toda a congregação é santa, cada um deles é santo, e JAVÉ está no meio deles; por que, pois, vos exaltais sobre a congregação de JAVÉ? Procedente de JAVÉ saiu fogo e consumiu os duzentos e cinquenta homens que ofereciam o incenso” (Nm 16:3,35).
“Porque JAVÉ, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso” (Dt 4:24).
“Ele [Elias] respondeu: Tenho sido zeloso por JAVÉ, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida” (I Rs 19:10).
“Porque a ira do louco o destrói, e o zelo do tolo o mata” (Jó 5:2).
“porque JAVÉ, teu Deus, é Deus zeloso no meio de ti, para que a ira de JAVÉ, teu Deus, se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra” (Dt 6:15).
“Lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá” (Jo 2:17).
“JAVÉ Deus diz: [...] ‘Grite alto, como se você fosse trombeta! Anuncie ao meu povo, os descendentes de Jacó, os seus pecados e as suas maldades. De fato, eles me adoram todos os dias e dizem que querem saber qual é a minha vontade, como se fossem um povo que faz o que é direito e que não desobedece às minhas leis. Pedem que eu lhes dê leis justas e estão sempre prontos para me adorar’” (Is 58:1,2, NTLH).
“JAVÉ não lhe quererá perdoar [cf. os vv. 18 e 19]; antes, fumegará a ira de JAVÉ e o seu zelo sobre tal homem, e toda maldição escrita neste livro jazerá sobre ele; e o SENHOR lhe apagará o nome de debaixo do céu” (Dt 29:20).
“No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor” (Rm 12:11).
“Como é que você pode dizer ao seu irmão: “Me deixe tirar esse cisco do seu olho”, quando você está com uma trave no seu próprio olho?” (Mt 7:4, NTLH).

“Fez Judá o que era mau perante JAVÉ; e, com os pecados que cometeu, o provocou a zelo, mais do que fizeram os seus pais” (I Rs 14:22).
“porque bem reconheço a vossa presteza, da qual me glorio junto aos macedônios, dizendo que a Acaia está preparada desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado a muitíssimos” (II Co 9:2).
“João disse: — Mestre, vimos um homem que expulsa demônios pelo poder do nome do senhor, mas nós o proibimos de fazer isso porque ele não é do nosso grupo” (Lc 9:49, NTLH).
“O fragor da tempestade dá notícias a respeito dele, dele que é zeloso na sua ira contra a injustiça” (Jó 36:33).
“Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo” (II Co 11:2).
“Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir?” (Lc 9:54).
“para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo de JAVÉ dos Exércitos fará isto” (Is 9:7).
“É bom ser sempre zeloso pelo bem e não apenas quando estou presente convosco” (Gl 4:18).
“Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade e aqui fui instruído aos pés de Gamaliel, segundo a exatidão da lei de nossos antepassados, sendo zeloso para com Deus, assim como todos vós o sois no dia de hoje” (At 22:3).
“JAVÉ, a tua mão está levantada, mas nem por isso a veem; porém verão o teu zelo pelo povo e se envergonharão; e o teu furor, por causa dos teus adversários, que os consuma” (Is 26:11).
“o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras” (Tt 2:14).
“Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento” (Rm 10:2).
“JAVÉ é Deus zeloso e vingador, JAVÉ é vingador e cheio de ira; JAVÉ toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos” (Na 1:2).
“Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te” (Ap 3:19).
“quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível” (Fp 3:6).

Meu objetivo com esta tabela é mostrar como a Bíblia apresenta as funções de Deus e de Seu povo, e o que Ele não deu à Igreja como função, respondendo assim as três indagações imediatamente anteriores a tabela. (As células vizinhas dessa tabela não tem necessariamente relação umas com as outras. A análise deve ser feita assim: Qual o zelo, o cuidado de Deus em realizar Suas funções, descrito na 1ª coluna da tabela? 2ª coluna: O que Ele deu à Sua Igreja ou ao Seu povo, nas épocas bíblicas, para desempenhar com zelo? 3ª coluna: Que maus exemplos as Escrituras registram de funções que a Igreja, ou parte dela, tomou para si, mas que Deus não deu a ela?).

A coluna da esquerda deixa claro que Deus e seu zelo pela justiça, pela paz, pela vida, consideram Provérbios 28:13 como um texto literal e não simbólico, quero dizer, encobrir as transgressões é errado e Deus não abençoa o pecador que assim procede; muito pelo contrário, Ele não concede Seu perdão (cf. Dt 29:20)! Por outro lado, pecadores que, advertidos, confessaram seu pecado e abandonaram sua rebelião contra a Lei de Deus, alcançaram Sua misericórdia (Paulo, Arão, etc.).

A coluna do meio nos revela que Deus pode manifestar o Seu próprio zelo ou preocupação, diligência pela verdade e pela vida dos Seus, através de agentes humanos que foram levantados para esse fim! “JAVÉ Deus mandou que o profeta Natã fosse falar com Davi” (II Sm 12:1). Na história do pecado de Davi, perceba, Deus viu e interviu! Natã não foi por sua conta e risco, até porque ele também era um pecador. Mas, o profeta foi enviado e fez bem feito, com zelo do próprio Deus, seu importante papel de cuidador do seu irmão e da igreja israelita.


A coluna da direita, porém, pode explicar o porquê desta pesquisa e sua complexidade – a Igreja, ou parte dela, assumindo um papel que não lhe cabe e atrapalhando Deus em Sua obra de educação e salvação, em vez de cooperar com Ele! Deus pode usar Provérbios 28:13 sem errar. Alguém enviado por Ele pode usar Provérbios 28:13 (bem como qualquer outra parte da Bíblia) sem errar. Mas, se Deus não me enviar, em vez de ajudar meu irmão estarei cumprindo Mateus 7:4 e 5, que adverte: “Como é que você pode dizer ao seu irmão: ‘Me deixe tirar esse cisco do seu olho”, quando você está com uma trave no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão’. Deus e Seus enviados podem considerar alguém como beberrão, adúltero, etc., sem estarem enganados (cf. Jr 3:8; 9:2;... ). Hendrickson Rogers

Esta pesquisa está em construção. Aguarde seu desfecho estudando todas as suas partes anteriores:  1ª Parte2ª Parte3ª Parte4ª Parte5ª Parte6ª Parte e 7ª Parte (é só clicar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe com os seus o que lhe interessa!

PDF e/ou impressão:

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Envie este artigo para seus seguidores!

Locais dos Estudantes de hoje:

podcasting