Marvin Moore, Apocalipse 13: leis dominicais, boicotes econômicos, decretos de morte, perseguição religiosa - isso poderia realmente acontecer? (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2013), p. 239-245.
sábado, 29 de novembro de 2014
sábado, 22 de novembro de 2014
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
Salários AINDA distantes!
Salário do professor se distancia muito das demais profissões ao longo da carreira. Mesmo que aos poucos, o Brasil vem conseguindo nos últimos anos reduzir a distância que separa, em termos salariais, o magistério das demais carreiras universitárias. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE, mostram que, em 1995, um profissional com nível superior recebia, em média, 95% a mais que um professor que dava aula no ensino médio. A distância em relação aos que atuavam no Ensino Fundamental era ainda maior: chegava a 157% se comparados os rendimentos médios do professor nos anos iniciais em comparação à média dos demais trabalhadores com diploma.
GRAÇAS em parte a políticas públicas como o Fundef (implementado em 1996 e depois ampliado para toda a educação básica em 2006) ou ao Piso Salarial Nacional (que virou lei em 2008), o que se viu desde então foi que os professores obtiveram ganhos acima da média dos demais profissionais. Em 2013, último ano com dados disponíveis pelo IBGE, um trabalhador com nível superior recebia por 40 horas semanais, em média, 39% a mais do que um professor do ensino médio e 69% a mais em comparação com um profissional que dava aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Um olhar mais detalhado nas estatísticas, no entanto, mostra que essa desigualdade varia muito de acordo com o estágio do profissional na carreira. A boa notícia neste caso é que, entre recém-formados, estamos mais perto de equiparar os professores dos demais trabalhadores com nível superior. Entre profissionais de 25 a 29 anos de idade, a média salarial dos empregados em outras profissões universitárias supera em apenas 11% a média registrada para professores do ensino médio e em 28% a dos que dão aulas no primeiro ciclo do Ensino Fundamental.
O problema é que, a partir daí, as outras carreiras registram aumentos muito maiores à medida que o profissional vai se tornando mais experiente, e os professores vão ficando para trás. Próximo da aposentadoria, entre profissionais de 50 a 54 anos, os demais profissionais com nível superior registram, em média, salários 71% maiores do que os professores do ensino médio e 92% em comparação aos que dão aulas no primeiro ciclo do Ensino Fundamental.
Pagar melhores salários no início da carreira é fundamental para atrair jovens talentosos para o magistério e melhorar a qualidade da educação no longo prazo. Mas isso só não basta. Se não houver a garantia de que ele poderá crescer na carreira, a tendência, como já acontece hoje, é que uma parte desses profissionais procure no meio do caminho outras profissões em busca de melhores salários.
EM TEMPO: já que o assunto é remuneração docente, uma tabela publicada há dois meses no relatório Education at a Glance, da OCDE, traz uma interessante constatação sobre a relação entre salários e o desempenho dos alunos em matemática. Em países desenvolvidos, com PIB per capita superior a US$ 20 mil, pode-se dizer que remunerações maiores estão correlacionadas com melhores notas. O mesmo não acontece, porém, nas demais nações, em que o PIB per capita fica abaixo deste patamar (caso do Brasil, apesar de ele não constar nesta comparação específica). O relatório não entra em detalhes nem aprofunda muito essa questão, mas a suspeita da OCDE é que, para que os salários façam a diferença a favor dos alunos, é preciso também que uma série de outros recursos de infraestrutura da escola estejam já adequados.
Fonte:O GLOBO, 03/11/2014, via CNTE.
domingo, 9 de novembro de 2014
Servindo para salvar (#HistóriasPraMudarSuaHistória)
Zho e
sua esposa, Lai, são um jovem casal que servem como pioneiros num
projeto missionário na China. Deus os enviou para servir em uma cidade que
não tinha cristãos. O casal alugou uma casa que funcionaria como uma
casa-igreja e começou a reunir seus novos vizinhos.
Um dia Lai conheceu um senhor na
rua. Ele estava empurrando um triciclo pesado, carregado com mercadorias
para vender. Lai ajudou o homem a empurrar o triciclo para sua
casa, enquanto ela lhe falava sobre Jesus. Mais tarde Zho visitou
aquele idoso e o convidou para participar das conversas bíblicas. O chinês
aceitou o convite!
Zho e Lai conheceram
algumas pessoas idosas que moravam numa vila, nas proximidades. Eles
notaram que os moradores não podiam pagar cortes de cabelo e, então, eles se
ofereceram para cortar seus cabelos de graça! O casal compartilhou o amor
de Deus com os seus novos amigos e 15 idosos concordaram em estudar a Bíblia
com eles! Nenhum desses idosos tinha vindo de um contexto cristão, mas
eles estavam com fome de saber sobre Deus!
Quando Zho apresentou o
ensinamento bíblico sobre o sábado para os idosos, todos eles decidiram adorar
no sábado! Porém, em seguida, o administrador da casa-igreja avisou que Zho e Lai não
poderiam continuar com os cultos ali. Então, Zho procurou
e encontrou um lugar próximo dali, onde pudessem adorar. Um número desses
idosos caminhava cerca de 15 minutos para sua nova casa-igreja várias vezes por
semana. Zho continuou visitando aqueles que não podiam andar
tão longe para a igreja.
Certa vez, o casal foi a uma aldeia próxima para ajudar os
agricultores em suas colheitas. Eles fizeram amigos na vila e convidaram
os agricultores a se juntarem a eles para a adoração. Os agricultores
decidiram entre si que Zho e Lai eram pessoas boas, e que seu Deus deveria ser bom também! Eles ouviram a mensagem do Zho sobre
Jesus, e hoje, muito tempo depois das colheitas, 30 moradores estão estudando a
Bíblia com Zho! Um dia, em breve, haverá uma igreja naquela
aldeia!
"Buscamos atender as necessidades das pessoas que
estão idosas ou doentes ou desanimadas", disse Zho. O grupo que adora com eles está crescendo, e vários estão se preparando para o batismo!
O casal está treinando as pessoas locais para
liderar as congregações na cidade e no país, de modo que quando eles saírem,
haverá pessoas que poderão continuar o trabalho missionário cristão!
Ore para que Deus abençoe os esforços deles para
levar o amor de Deus para muitos na China!
Tradução (e alterações a partir do original) por
Hendrickson Rogers.
sábado, 8 de novembro de 2014
Separação entre igreja e Estado sob ataque nos EUA - preparativos para a imposição dominical! (#EntendaAálgebraDoApocalipse)
Marvin Moore, Apocalipse 13: leis dominicais, boicotes econômicos, decretos de morte, perseguição religiosa - isso poderia realmente acontecer? (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2013), p. 202-212.
A construção da cultura norte-americana: o destino manifesto e o mito da eleição divina! (#EntendaAálgebraDoApocalipse)
Vanderlei Dorneles, O último império: a nova ordem mundial e a contrafação do Reino de Deus (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2012), p. 117-130.
domingo, 2 de novembro de 2014
Atividade Online sobre Engenharia de Montagem (caça-palavras) e Profissões
Como você já participou da aula online sobre a Matemática nas profissões, você poderá desenvolver esta atividade: um joguinho de engenharia de montagem, mais conhecido como caça-palavras! Caso precise rever a aula mencionada, a qual é requisito para seu êxito neste desafio, clique AQUI. Para começar sua atividade online, clique AQUI.
Aula Online sobre Matemática nas Profissões e Engenharia de (re)Montagem
Você já persegue uma profissão? Caso ainda esteja em dúvida, nesta aula espero te ajudar a fazer a sua escolha! Ao final da aula, tenho uma super engenharia de remontagem para você jogar! Boa aula: clique AQUI.
Assinar:
Postagens (Atom)