“O cidadão e suas crenças no Estado Democrático de Direito”, será o tema do encontro, cujo objetivo principal consiste emgerar um espaço de reflexão e análise em torno da questão da liberdade religiosa, que tem alcançado grande destaque nesse início de Século.
Filiada à IRLA, a ABLIRC realizou mais de 30 Fóruns e mais de 50 Simpósios em várias cidades do Brasil, desde sua fundação em 2004. Edson Rosa, Diretor Executivo da IRLA na América do Sul fará a palestra magna, ocasião na qual apresentará o “Panorama Mundial de Liberdade Religiosa”, e fará um breve relatório do 7º Congresso Mundial de Liberdade Religiosa, ocorrido em Punta Cana , República Dominicana, no mês de Abril.
Para Magno Alexandre Ferreira Moura, Promotor de Justiça, “a liberdade religiosa consiste num dos Direitos mais caros ao ser humano. Trazer esse assunto para o espaço público é investir na dignidade das pessoas”, declara o Promotor.
Nesse primeiro Fórum Alagoano de Liberdade Religiosa e Cidadania serão debatidos temas como “Aspectos Constitucionais da Liberdade Religiosa” e “ A violação do Direito à Liberdade Crença como semente do genocídio cultural e religioso”.
“As sementes do genocídio são plantadas de forma sutil e paulatina, mas quando germinam produzem uma colheita nefasta, como a História tem registrado com fatos como o Holocausto e outros eventos”, declara a pesquisadora Anna Cecília Americano Bonamico, uma das palestrantes.
"A rede educacional adventista tem a liberdade religiosa em alta consideração, razão pela qual trata do assunto como um tema transversal no Ensino Médio", declara Enildo Nascimento, Conselheiro da ABLIRC e Diretor da Rede de Escolas Adventistas na Região Nordeste.
O Procurador Geral de Justiça do Estado de Alagoas, Dr. Eduardo Tavares Mendes, fará a abertura do Fórum. Várias autoridades civis, religiosas e acadêmicas participarão, dentre as quais Otimar Gonçalves, Presidente da MISAL, instituição apoiadora do evento.
"Maceió oferece todas as condições para se tornar referência nacional no trato das questões envolvendo a liberdade religiosa ao estabelecer seu 1º Fórum sobre o tema na sede do Ministério Público, uma das instituições mais respeitadas pela sociedade", concluiu o Presidente da ABLIRC, Samuel Gomes de Lima.
Fonte: Liberdade Religiosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário